Hoje, dia 13 de maio, uma importante data para a reflexão sobre o fim oficial da escravatura no Brasil, será discutida em um evento na Mina du Veloso, em Ouro Preto. Sob o nome de “Acarajé da Mina”, o evento busca promover uma profunda reflexão sobre o legado da diáspora africana no país, bem como destacar e fortalecer as raízes negras de nossa sociedade.
A Lei Áurea, marco do fim da escravidão no Brasil, é um momento crucial na história do país, porém, não foi acompanhada das devidas reparações, reconhecimento e cuidados para com aqueles que foram escravizados e seus descendentes. A data de 13 de maio, portanto, é um convite à reflexão sobre o passado e o presente, sobre as contribuições históricas e culturais da comunidade afro-brasileira.
O Acarajé da Mina contará com a presença de mestres, músicos, pesquisadores, escritores e demais interessados em discutir e fortalecer as raízes negras da sociedade brasileira. Será uma oportunidade única de reunir diferentes vozes em prol da valorização da cultura afrodescendente e do combate ao racismo estrutural.
A programação inclui uma série de atividades, como apresentações musicais, lançamentos de livros e um bate-papo com os autores. Destaque também para a presença do idealizador do evento, Alexandre Almeida, que abrirá oficialmente o Acarajé na Mina.
Leia também:
- Soltaram a voz: Ivan Barreto e Luana Camarah agitam a Praça da Sé em primeiro de a shows do Festival da Vida
- Shows do Festival da Vida começam hoje (09) em Mariana
O evento é aberto ao público e acontecerá a partir das 18h, na Mina du Veloso, em Ouro Preto. A entrada é franca e todos são convidados a participar e contribuir para essa importante discussão sobre a nossa história e identidade cultural.
A organização do evento convida a todos a comparecerem e a compartilharem o convite com amigos e familiares. Afinal, o Acarajé da Mina será um momento de encontro, troca de experiências e celebração da diversidade cultural brasileira.
Data: 13 de maio de 2024 Horário: A partir das 18h Local: Mina du Veloso, Ouro Preto/MG
Acompanhe a programação completa:
18h – Abertura do evento Acarajé na Mina – Alexandre Almeida, idealizador 18h20 – Apresentação de Mestre Paulo Brasa 18h40 – Apresentação da Bateria Carabina
Lançamentos dos Livros:
19h – “Eu, Menina Preta”: Roberta Froes, Ouro Preto
19h20 – “Cidadania e Racismo”: Otávio Henrique Ferreira Silva, Belo Horizonte
19h40 – “Do carvão ao Diamante – tudo que você precisa para cuidar sozinho do próprio negócio”: Lucas Veríssimo, Belo Horizonte
20h – “Poesia Marginal – a rua me fez poeta”: JR (Júnio Ricardo Magalhães), Ouro Preto
20h20 – “De Onde Vem?”: Sidnéa Santos (participação Du Evangelista), Ouro Preto 20h40 – Bate papo com os autores.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.