70% da população apoia o ‘Fim da escala 6×1’, diz pesquisa

70% da população apoia o 'Fim da escala 6x1', diz pesquisa

O ‘Fim da escala 6×1’ é apoiado por 70% da população brasileira, segundo uma pesquisada realizada pela plataforma Swayable, que ouviu 3.122 pessoas de todo o Brasil. Ainda segundo os dados, que foram divulgados pela Folha de São Paulo, a proposta é maioria tanto entre pessoas que se consideram de esquerda – com 81% de aprovação – e de direita – com quase 60%.

Realizada entre 22 a 26 de novembro, o estudo aponta que as mulheres (86%) demonstram maior apoio à proposta de adoção da escala 6×1 do que os homens (76%). A proposta é amplamente conhecida, com 89% dos entrevistados cientes do tema, que ganhou destaque nas redes sociais e está em discussão na Câmara dos Deputados.

Sobre a resistência empresarial, 65,8% acreditam que o modelo atual favorece a exploração dos trabalhadores para maximizar lucros, enquanto 68,1% veem oposição da elite econômica como um padrão histórico contra avanços trabalhistas. Além disso, 77,6% dos entrevistados refutam o argumento de que a redução da jornada prejudicaria a produtividade, acreditando que mais tempo de descanso aumentaria o rendimento no trabalho.

70% da população apoia o 'Fim da escala 6x1', diz pesquisa
Os protestos foram realizados no dia 15 de novembro.

O projeto ganhou força após a deputada Érika Hilton protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim a jornada de trabalho conhecida como 6×1. Essa movimentação política, aliada ao abaixo assinado do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), pautou a discussão nas redes sociais, além de gerar manifestações em diversas capitais.

Em Ouro Preto, foi realizada uma Audiência Pública no último dia 26, em que se debateu a questão. Sindicatos, vereadores e representantes da justiça do trabalho e de empresários apresentaram os diferentes ponto de vista acerca da realidade trabalhista tanto na Cidade Patrimônio Mundial, como em toda a Região dos Inconfidentes e no Brasil.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

Leave a Comment