Prefeitura planeja protocolo de eventos para Praça Tiradentes; ‘É onde Ouro Preto vive’, diz secretário

O cancelamento repentino da gravação do show do Dilsinho na Praça Tiradentes em Ouro Preto pode ter como uma das implicações a criação de protocolo da Prefeitura para a realização de eventos no local. O secretário de Cultura e Turismo da cidade, Flávio Malta, revelou que o documento está sendo criado com o esforço de diversas secretarias, no intuito de apresentar algo sólido ao Ministério Público e garantir a realização de shows no maior cartão postal de Minas Gerais.

Leia também: Professora de Ouro Preto recebe prêmio ‘Arte na Escola’ por projeto de valorização da cultura afro-brasileira

Malta foi interpelado sobre a questão em sua entrevista na Rádio Real FM na manhã desta quarta-feira (04). Nesta oportunidade ele comentou o cancelamento do show do Dilsinho, afirmando que o IPHAN “cumpriu uma ordem do MP e ordens judiciais não devem ser questionadas, devem ser cumpridas”.

UM PROTOCOLO PARA EVENTOS NA PRAÇA TIRADENTES EM OURO PRETO

Prefeitura planeja protocolo de eventos para Praça Tiradentes; 'É onde Ouro Preto vive', diz secretário
A Praça Tiradentes por Ane Souz.

A busca por um documento que especifique as questões necessárias para shows e demais eventos na Praça é uma questão latente dentro da Prefeitura de Ouro Preto. Pelo menos é isso o que afirma o secretário. De acordo com ele, a cidade de Ouro Preto gira em torno do local, sendo o principal ponto para apreciação de cultura da Cidade Patrimônio da Humanidade.

Por isso, Flávio menciona que estão criando um protocolo para eventos na Praça Tiradentes, que é uma área de grande importância cultural em Ouro Preto. Esse protocolo visa a regular a realização de eventos e garantir que os organizadores cumpram as normas e requisitos necessários, incluindo a autorização do corpo de bombeiros.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA:

O objetivo é criar um mecanismo em que todos os proponentes de eventos recebam informações consistentes e atualizadas sobre a organização de eventos na Praça. Isso envolve a coordenação entre várias entidades, como a prefeitura e a fiscalização de posturas.

A secretaria de Defesa Social, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e a secretaria de Cultura e Turismo estão criando agora um mecanismo de eventos. Uma cartilha (…) Por exemplo, eu tenho que saber se a Rua São José vai estar fechada. Se estiver fechada a Rua São José, não tem como fazer um evento na praça, eu vou travar toda a cidade, não é só a Praça Tiradentes (…) Então, é uma rede muito grande de pessoas que, às vezes, recebem um ofício a cada vez do mesmo evento. Agora nós vamos concentrar em algo mais sistemático, onde todo mundo vai receber a mesma informação no mesmo período de tempo, com todos os dados em conjunto

disse Flávio Malta à Rádio Real.

Em resumo, Flávio afirma que a secretaria quer focar na importância de equilibrar a preservação do patrimônio histórico de Ouro Preto com a realização de eventos na Praça Tiradentes, estabelecendo um protocolo rigoroso para garantir que os eventos sejam organizados de forma adequada e segura, respeitando as regulamentações e considerando o impacto no patrimônio histórico da cidade.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Prefeitura planeja protocolo de eventos para Praça Tiradentes; ‘É onde Ouro Preto vive’, diz secretário”

  1. […] Prefeitura planeja protocolo de eventos para Praça Tiradentes; 'É onde Ouro Preto vive'… […]

  2. […] Prefeitura planeja protocolo de eventos para Praça Tiradentes; 'É onde Ouro Preto vive'… […]

Leave a Comment