Nesta quinta-feira, o Ministério das Cidades divulgou a Portaria nº 1.482, anunciando a aprovação do projeto habitacional da Prefeitura de Ouro Preto para o Bairro Santa Cruz, inserido no contexto do renovado Programa Minha Casa, Minha Vida. A cerimônia de assinatura da portaria, ocorrida no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que celebrou a seleção das propostas do Novo Minha Casa, Minha Vida.
Leia também:
- ARISB divulga relatório que aponta problemas graves na Saneouro em Ouro Preto
- Prefeitura de Ouro Preto amplia o horário de funcionamento do Parque das Candeias
A 1ª Seleção de Propostas do Novo MCMV, destinada à Faixa 1 (FAR), beneficiará famílias com renda de até 2 salários-mínimos ou R$ 2.640,00. O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que mais de 900 mil propostas foram recebidas para a construção de unidades habitacionais, ressaltando a expressiva demanda pelo programa. Ele afirmou que essa é a primeira de uma série de seleções, com previsão de novas edições em 2024, 2025 e 2026, atendendo às famílias que almejam realizar o sonho da casa própria.
PREFEITO DE OURO PRETO COMEMORA MINHA CASA MINHA VIDA
Dentre as 187,5 mil unidades habitacionais selecionadas, distribuídas em mais de 1,2 mil empreendimentos, Ouro Preto se destaca como uma das cidades beneficiadas, com 150 moradias. O prefeito Angelo Oswaldo expressou sua satisfação com a aprovação do projeto para o Bairro Santa Cruz, enfatizando a importância da conquista para a cidade. Ele destacou o empenho da equipe municipal e ressaltou que a resposta positiva veio diretamente de Brasília, carimbada pelo governo Lula.
“Nós apresentamos toda essa documentação à Secretária Camila Sardinha e ao Secretário Yuri Assunção. Eles foram a Brasília, realizaram os encaminhamentos necessários, e a resposta positiva foi prontamente recebida. O projeto foi aprovado e carimbado pelo governo Lula, garantindo que Ouro Preto tenha a primeira Grande Unidade do Programa Minha Casa Minha Vida no Bairro Santa Cruz”
disse Angelo nas redes sociais.
Na Câmara Municipal, o vereador Kuruzu (PT) comemorou o anúncio, elogiando o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, além de reconhecer a luta da comunidade por moradia. O vereador Sandrinho (Republicanos) também celebrou a notícia, ressaltando, no entanto, a necessidade de investimentos em infraestrutura no Bairro Santa Cruz, assegurando que o desenvolvimento habitacional seja acompanhado por melhorias que beneficiem toda a comunidade local.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.