O Alerta Amber é um sistema ativado para casos graves de desaparecimento de crianças e adolescentes. Assim, Minas Gerais é uma das três unidades da federação que já possui o mecanismo.
O projeto é resultado da parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o grupo Meta (detentora do Instagram e do Facebook). Além da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), integram o projeto as polícias civis do Ceará e do Distrito Federal.
Quando registramos ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes em que há risco de lesão corporal ou morte, comunicamos ao MJSP que, em seguida, notifica a Meta. Após análise da empresa, as redes sociais Instagram e Facebook emitem alertas aos usuários com a foto e informações sobre a pessoa desaparecida em um raio de abrangência de 160 quilômetros de distância do local da ocorrência”
explica a chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam.
De acordo com a Agência Minas, a delegada ressalta ainda que os únicos requisitos utilizados para a divulgação de um caso pelo Alerta Amber são a faixa etária (crianças e adolescentes) e a gravidade do desaparecimento (risco de lesão corporal e/ou morte).
“A divulgação pelo Amber Alert não é um serviço pago e não tem relação alguma com condição socioeconômica. É, sim, um projeto social, que vem somar esforços ao trabalho da PCMG na localização de crianças e adolescentes”, enfatiza.
Para a chefe da DRPD, o Alerta Amber, aliado às ações de investigação da Polícia Civil, irá impactar significativamente na celeridade dos trabalhos de localização de crianças e adolescentes desaparecidos.
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto convoca aprovados em concurso para fortalecer a equipe da Educação
- Pedra desliza e obstrui via em distrito de Ouro Preto; veja
Ponto focal do projeto
A unidade especializada da Polícia Civil de Minas Gerais é a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD). Ela se dedica à investigação de casos de desaparecimento ocorridos exclusivamente em Belo Horizonte. Além disso, também apoia investigações de casos de desaparecimento no interior.
A unidade fica na Avenida Brasil, número 464, Bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul da capital. O atendimento presencial acontece das 08h30 às 18h30. Contudo, dentro do projeto Alerta Amber, a DRPD é considerada o ponto focal em Minas Gerais.
Nesse sentido, qualquer delegacia que registre desaparecimento de criança ou adolescente, considerado grave, deve comunicá-lo à Divisão, que irá acionar o MJSP para gerar o alerta.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Polícia Civil de MG incorpora projeto que usa redes sociais para localizar crianças e adolescente… […]