Ontem (25), em cerimônia realizada em Belo Horizonte o tradicional Zé Pereira dos Lacaios de Ouro Preto foi destaque no anúncio do Carnaval nas cidades histórias. O Governo de Minas Gerais trabalha com duas vertentes para a folia neste ano: Liberdade e Tranquilidade. A secretaria de Estado de Cultura e Turismo quer valorizar a diversidade do festejo mineiro.
A iniciativa quer colocar holofotes sobre os municípios que se destacam por reunir blocos caricatos, escolas de samba, bandas, além de oferecer atividades para toda a família e passeios em sítios históricos, cachoeiras, trilhas e lagos. Esse é o caso do Zé Pereira, que se orgulha de ser a agremiação mais antiga do Brasil, datando de 1867. Além do grupo de Villa Rica, se apresentou o bloco Catas Reggae, de Catas Alta.
O prefeito Angelo Oswaldo, por sua vez, esteve presente como chefe do executivo de Ouro Preto e também presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG). O carnaval da cidade, que é um dos mais tradicionais do estado, deve reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade.
Leia também:
- Dois restaurantes de Ouro Preto estão entre os 20 melhores de Minas, segundo o TasteAtlas
- Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda
O CARNAVAL DA TRANQUILIDADE
O foco é descentralizar as atividades, promovendo o Carnaval em cidades históricas, destacando a riqueza cultural e arquitetônica desses locais. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, enfatiza a tradição e inclusividade do Carnaval nas cidades históricas, com eventos familiares, brincadeiras de rua e blocos improvisados.
“Todo mundo pensa que cidades históricas só tem Semana Santa, mas, na verdade, nós temos um belíssimo Carnaval, um Carnaval tradicional, das cidades mineiras, do interior, da família, da casa da avó, das brincadeiras de rua, da improvisação dos blocos, aquele Carnaval gostoso, descontraído”, destacou Angelo.
Ouro Preto, Diamantina e Congonhas, que abrigam Patrimônios Culturais da Humanidade reconhecidos pela Unesco, são destinos especiais. Ouro Preto, por exemplo, espera atrair cerca de 25 mil pessoas com desfiles de blocos carnavalescos, shows e escolas de samba.
Além disso, outros municípios como Diamantina, Santa Bárbara, Itabira, Tiradentes, São João del-Rei, entre outros, oferecem programas variados, incluindo shows, desfiles de blocos e eventos para diferentes públicos. O Carnaval é visto como uma oportunidade de destacar não apenas a festividade, mas também a riqueza cultural e histórica dessas cidades.
Em Diamantina, a 290 quilômetros de Belo Horizonte, a programação vai abranger tanto o público do Carnaval da Liberdade quanto do Carnaval da Tranquilidade. “Nós temos inovado no Carnaval, fizemos um resgate histórico dos blocos, e teremos apresentação de mais de 50 blocos este ano. Teremos também uma apresentação numa arena com shows para que a juventude possa se confraternizar, mas temos uma prioridade de atender a família com essa tranquilidade para que as pessoas possam ir se divertir, os pais com os filhos, os avós com os netos, de uma forma bem tranquila”, comentou o vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno.
Confira, a seguir, a relação completa de municípios que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais:
Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Diamantina, Diogo de Vasconcelos, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Pitangui, Prados, Santa Bárbara, Serro, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.