Decreto autoriza ingresso em residências para combate à dengue Mariana; veja casos por bairro

O Prefeito Municipal de Mariana, Celso Cota Neto, assinou um decreto autorizando agentes de endemias a entrarem nas residências do município para combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

O decreto, embasado na Lei nº 13.301/2016, concede ao Poder Público Municipal o direito de ingresso forçado em imóveis públicos e particulares em situações de abandono, ausência ou recusa de acesso por parte dos moradores, quando essencial para conter a propagação das doenças.

Além disso, o documento destaca a emergência em saúde pública devido ao surto de casos de dengue na cidade. A medida se alinha com a legislação que autoriza a incorporação de mecanismos de controle vetorial, incluindo a dispersão de substâncias químicas por aeronaves, para combater os mosquitos transmissores.

Leia também:

O decreto estabelece diversas ações, como conscientização da comunidade, campanhas educativas, orientação em escolas, e a realização de visitas aos imóveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em casos de recusa de acesso, os agentes de saúde poderão solicitar apoio da Guarda Municipal ou Polícia Militar para adentrar aos imóveis.

A administração municipal destaca a importância da colaboração da população e ressalta que as medidas visam proteger a saúde pública diante da situação de iminente perigo. O decreto entra em vigor a partir da data de sua publicação.

A ATUAL SITUAÇÃO DA DENGUE EM MARIANA

Decreto autoriza ingresso em residências para combate à dengue Mariana

 acrise de dengue que afeta o Brasil não poupa a cidade de Mariana, que já contabiliza 912 casos da doença. Além disso, foram confirmados três casos de chikungunya, três casos suspeitos e um caso de zika, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura até o dia 17 de fevereiro.

A situação de emergência em saúde pública para a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika, chikungunya e febre amarela, persiste no município. A Prefeitura de Mariana destaca a importância da prevenção e da colaboração da população no combate ao vetor.

CONFIRA OS BAIRROS COM MAIOR INCIDÊNCIA

BairroNúmero de Casos
CABANAS97
ROSÁRIO77
COLINA67
SANTA RITA DE CÁSSIA56
CENTRO46
BARRO PRETO44
MORADA DO SOL30
SÃO CRISTOVÃO29
SANTA CLARA27
FONTE DA JUVENTUDE25
JARDIM DOS INCONFIDENTES24
SÃO GONÇALO22
CARTUCHA19
ESTRELA DO SUL15
SANTANA12
VILA DO CARMO11
SANTO ANTONIO11
VALE VERDE11
GALEGO09
SÃO PEDRO08
NOVO HORIZONTE08
VILA MAQUINÉ07
NOSSA SRA APARECIDA05
JARDIM SANTA05
CHACARA04
VILA APARECIDA03
MATADOURO01
DOM CESAR01
FAZENDINHA01
Total665
Fonte: Prefeitura de Mariana, boletim de 19/02

VEJA OS DISTRITOS E O NUMERO DE CASOS DE DENGUE EM MARIANA

BairroNúmero de Casos
PASSAGEM177
MONSENHOR HORTA25
FURQUIM08
CACHOEIRA DO BRUMADO06
SANTA RITA DURÃO05
PADRE VIEGAS04
BANDEIRANTES04
MORRO SANTANA03
ÁGUAS CLARAS02
CLÁUDIO MANOEL01
BARROCA01
Total236
Fonte: Prefeitura de Mariana, boletim de 19/02

Para mais detalhes e informações sobre o decreto, os cidadãos podem acessar o Diário Oficial do Município de Mariana no link: Diário Oficial – Mariana.

Notícias relacionadas

One Thought to “Decreto autoriza ingresso em residências para combate à dengue Mariana; veja casos por bairro”

  1. […] Decreto autoriza ingresso em residências para combate à dengue Mariana; veja casos por bairro […]

Leave a Comment