A cidade de Ouro Preto, assim como todos os entusiastas de arte e história, lamenta a morte de Jacques Joseph Boulieu, homem que ao lado de sua mulher, Maria Helena de Toledo Boulieu, doou 1,2 mil peças para a fundação do Museu mais recente das terras de Vila Rica. Aos 97 anos, Jacques faleceu no Rio de Janeiro.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, expressou suas condolências à viúva durante sua visita ao Rio de Janeiro, que ocorreu exclusivamente para esse fim. Ele entregou a Maria Helena uma lembrança da sagração episcopal de Dom Edmar José da Silva, ocorrida no mesmo dia.
O velório de Jacques Joseph Boulieu ocorreu neste domingo, dia 12 de maio, a partir das 13h30, na Capela Real Grandeza, em Botafogo (RJ). O sepultamento também aconteceu no mesmo dia, às 16h30, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo (RJ).
A Arquidiocese de Mariana emitiu uma mensagem de solidariedade à família Boulieu, declarando: “Neste momento de dor e luto, a Arquidiocese de Mariana se solidariza à sua esposa Maria Helena Boulieu, demais familiares e amigos. Que a fé na ressurreição conforte o coração de todos e que Deus, em sua infinita bondade, conceda ao senhor Jacques Joseph Boulieu o descanso eterno, brilhando para ele sua Luz”.
Leia também:
- Duarte Júnior, ex-prefeito de Mariana, é pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto
- Ouro Preto ganha centro fixo de testagem de ISTs com CRA LGBT+
Maria Helena e Jacques Boulieu
A brasileira Maria Helena de Toledo e o francês Jacques Boulieu casaram-se na Igreja da Glória, no Rio de Janeiro, no final da década de 1950, tendo como padrinho o presidente Juscelino Kubitschek. A lua de mel, na Bahia, fez com que o casal ali adquirisse a primeira peça de uma coleção que abrange obras de várias partes do mundo onde floresceu o estilo barroco.
Por mais de seis décadas, eles se dedicaram, com extremo zelo, à formação e à conservação do acervo. Atenta aos caminhos da fé, Maria Helena compartilha com Jacques o interesse pelas obras, e, com isso, a ideia do museu surgiu como legado ao público para conhecer e refletir sobre a religiosidade a partir da coleção.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Morre Jacques Joseph Boulieu, doador do acervo do Museu Boulieu […]