Após dois adiamentos, o Hub de Inovação – Francisca Mina será inaugurado hoje, dia 03 de julho, às 17h, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O Espaço é fruto da parceria entre o Instituto e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, sendo mais um passo rumo a um desenvolvimento econômico e tecnológico diversificado no município.
O Hub de Inovação é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), núcleo da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), e também fruto da parceria do IFMG de Ouro Preto com a prefeitura do município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.
“Em 2024 estamos fazendo a entrega não só da restauração do galpão [de materiais do Campus, onde será instalado o espaço de inovação], como também do funcionamento do Hub, que vai ser muito importante para a região”, comenta Bruno Ulhoa, Coordenador do PADE. Ele ressalta que o espaço visa trazer inovações e soluções não apenas para problemas empresariais, mas também para questões do cotidiano da população ouro-pretana.
O Hub será gerido por um conselho que contará com o IFMG, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a prefeitura e o governo do estado e poderá ser usado pelos alunos da instituição e pelos moradores da cidade. A pluralidade de vozes no conselho é uma forma de permitir debates e impulsionar a qualidade técnica.
O espaço making do IFMG integrará esse hub e será possível utilizar seus equipamentos de última geração como impressoras 3D e máquinas de corte a laser super precisas.
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto anuncia Chamamento Público para Minha Casa, Minha Vida faixa 2 e 3
- A Casa da Ópera receberá obra de Tom Jobim e Vinícius de Moraes
Para Felipe Vecchia Guerra, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, é muito importante parcerias com instituições. Pelo IFMG contar com uma estrutura de ensino e desenvolvimento de inovações, a ideia que estava no Plano de Governo foi posta em prática.
Felipe adiciona que “A gente tem essa missão de fortalecer as entidades [UFOP, IFMG] e essas parcerias em prol da cidade”. E esta importância pode ser vista no Hub que por estar dentro do IFMG “garante a presença da política pública independente da gestão que estiver à frente da prefeitura, porque nós ocupamos um espaço dentro de uma instituição de ensino federal que a gente tem certeza que vai continuar alí”
Em Ouro Preto as empresas de inovação e tecnologia já são a terceira maior fonte de impostos, superado apenas pela mineração e construção civil. “São empresas importantes que já existem e estão em crescimento. A gente espera com esse hub acelerar e criar novas empresas e startups, para que se tenha emprego de qualidade nessas áreas”, completa o secretário.
Além do espaço de coworking, o Hub busca ser um acelerador de startups e também receber oficinas como hackathon
O espaço carrega o nome de Francisca Mina, uma figura histórica importante, conhecida por seu papel na luta contra a escravidão no Brasil durante o período colonial. Francisca foi escravizada e sua história é um exemplo de resistência e luta pela liberdade. O Hub, por sua vez, busca promover na comunidade um espírito de progresso, inspirando-se na resiliência e na determinação de figuras históricas como Francisca Mina.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.