Neste final de semana, as ruas históricas de Mariana poderão presenciar a imponência do sons do Reinado do Congado de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião. A Guarda do Congo preparou, em conjunto com o Movimento Negro de Mariana, uma programação especial, tanto no sábado (09) quanto do domingo (09), com exibições e cortejos por todo o centro histórico.
Os festejos das guardas de Congo, Moçambique e Angola são uma expressão de espiritualidade, combinando elementos das religiões católica e de matriz africana. Essa tradição teatral é inspirada nas coroações de um Rei Congo, onde participantes assumem os papéis de personagens da cerimônia, desfilando pelas ruas ao som de músicas e danças típicas.
O CONGADO DE MARIANA
A Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião foi fundada em 8 de dezembro de 2013, em Mariana, após rodas de conversa com crianças do Bairro Barro Preto sobre a cultura afro-brasileira. A necessidade de resgatar essa cultura levou à criação da guarda, que contou com o apoio da Escola de Samba do Barro Preto, que doou calças de cetim, dando origem à parte do uniforme da guarda.
O primeiro Capitão, Marcelo Eustáquio Ramos, que já havia participado da Guarda de Moçambique de Ouro Preto, juntamente com sua mãe, familiares e amigos, fortaleceu a cultura local doando a Bandeira de Nossa Senhora do Rosário e de São Sebastião. Marcelo faz pa Casa Espírita Mãe Maria de Aruanda. A primeira apresentação da guarda foi no distrito de Santo Antônio dos Quilombolas, em Piranga.
Com apenas um ano de existência, a guarda realizou seu primeiro reinado em 20 de janeiro de 2014, recebendo guardas de Congo de várias cidades, como João Monlevade, Rio Piracicaba, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Bela Vista de Minas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete.
Em seus oito anos de história, a Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião tem realizado seu reinado de forma tradicional, fortalecendo a cultura afro-brasileira em Mariana e em diversos municípios de Minas Gerais.
Leia também:
- Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’
- Contrato, Tarifa Zero e itinerário dos distritos são assuntos da visita da Rota Real à Câmara de Ouro Preto
Fonte: Site Prosas
Confira a programação completa:
Sábado (08/06):
- 18:00: Chegada da Guarda de Pedro Leopoldo na Sede da Guarda em Mariana.
- 19:00: Saída da bandeira e imagem da Trav. Monsenhor Rafael Coelho, 43.
- 20:00: Celebração e bênção da bandeira. Cortejo com a Bandeira de Promessa até o Centro de Convenções de Mariana.
Domingo (09/06):
- 05:00: Alvorada até o Pé do Mastro.
- 07:00: Cortejo até o Centro de Convenções de Mariana.
- 09:00: Chegada das Guardas visitantes no Centro de Convenções de Mariana.
- 10:30: Cortejo para buscar o Trono Coroado na Capela Sagrado Coração de Jesus. Apresentação das Guardas visitantes na Praça dos Ferroviários.
- 11:30: Missa Conga na Praça dos Ferroviários.
- 12:30: Almoço.
- 15:00: Despedida das Guardas, coroação dos Reis Festeiros e descimento do mastro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.