Entre 45 parlamentares eleitos, apenas duas são mulheres na Região dos Inconfidentes

Entre 45 parlamentares eleitos, apenas duas são mulheres na Região dos Inconfidentes

Na Região dos Inconfidentes, que compreende as cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, elegeu 45 vereadores nas eleições de ontem, contudo, apenas duas cadeiras serão ocupadas por mulheres. Ou seja, menos de 5% das vagas para parlamentares são femininas nas três cidades.

Em 2024, o Tribunal Superior Eleitoral criou uma nova regra visando melhorar a paridade de gênero nas candidaturas no Brasil. A determinação que passou a valer neste pleito obriga que os partidos destinem  o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo. O descumprimento desta lei pode levar a cassação de candidaturas, nulidade de votos do partido ou federação e inelegibilidade.

Leia também:

Em Mariana: nenhuma vereadora eleita

Pela primeira vez em 20 anos, nenhuma mulher foi eleita vereadora em Mariana. A Câmara, composta exclusivamente por homens, conta com seis novos membros. A última vez que o município não elegeu uma representante feminina foi em 2004.

Na eleição anterior, Sônia Azzi (Republicanos), eleita vice-prefeita na chapa de Juliano Duarte, assumiu uma cadeira na Câmara. Além dela, Beth Cota (PSDB) também integrou o Legislativo, após Marcelo Macedo (PSDB) assumir a Secretaria de Governo na gestão de Celso Cota (PSDB).

A mulher mais votada em 2024 foi Sudene Machado (Avante), com 689 votos, ficando como suplente de Roberto Cota (Avante).

Ouro Preto: Lilian França se reelege, mas ‘sozinha’

A vereadora Lilian França (PP) foi reeleita em Ouro Preto com 889 votos, garantindo seu segundo mandato na Câmara, mais uma vez sem outra representante feminina.

França utilizou o slogan “Tô com ela” em sua campanha, focada em manter a representação feminina no Legislativo. No primeiro mandato, a defesa das causas femininas foi uma de suas principais bandeiras.

A segunda mulher mais votada foi Solange (PSB), com 672 votos. Ela ficou como suplente, já que o PSB elegeu Renato Zoroastro e Luiz Gonzaga do Morro.

Em Itabirito, Rose volta para a câmara

Rose da Saúde (PSB), com 799 votos, retorna à Câmara Municipal de Itabirito após um período à frente da Secretaria de Assistência Social, durante o qual ficou fora da legislatura atual, apesar de ter sido eleita. Ela já exerceu quatro mandatos como vereadora, sendo o primeiro em 2004.

Durante sua ausência, a Câmara passou quatro anos sem representação feminina. Em 2020, a segunda mulher mais votada foi Dra. Gleice, então no Republicanos, com 513 votos.

Em 2024, Dra. Gleice foi novamente a segunda mais votada, agora com 618 votos, mas como também integra o PSB, só assumirá uma vaga se Rose deixar o cargo. Assim, Itabirito continuará com apenas uma representante feminina, mesmo em caso de uma nova nomeação de Rose para a secretaria.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

5 Thoughts to “Entre 45 parlamentares eleitos, apenas duas são mulheres na Região dos Inconfidentes”

  1. […] Entre 45 parlamentares eleitos, apenas duas são mulheres na Região dos Inconfidentes […]

  2. […] Entre 45 parlamentares eleitos, apenas duas são mulheres na Região dos Inconfidentes […]

  3. […] Entre 45 parlamentares eleitos, apenas duas são mulheres na Região dos Inconfidentes […]

  4. […] Entre 45 parlamentares eleitos, apenas duas são mulheres na Região dos Inconfidentes […]

  5. […] Entre 45 parlamentares eleitos, apenas duas são mulheres na Região dos Inconfidentes […]

Leave a Comment