Ouro Preto, neblina e chuva parecem amigos inseparáveis, em especial neste início de novembro. Contudo, o Sol deve reaparecer na Cidade Patrimônio Mundial entre hoje (06) e amanhã (07), de acordo com o Geólogo da Defesa Civil Charles Murta. Ainda sim, o órgão que monitora o clima no município alerta para um fenômeno meteorológico que pode trazer tempestades a partir da sexta-feira (08). Ele cedeu entrevista para o repórter Antônio Isidoro, da Real FM.
Murta ainda trouxe uma informação importante: mesmo com o clima instável, o volume de chuva registrado nos últimos dias não foi expressivo. Ao todo, foram cerca de 40 mm acumulados em cinco dias, distribuído de forma constante e lenta, o que permitiu uma infiltração profunda no solo. Embora o acúmulo de água atual não represente um risco imediato, essa saturação do solo, especialmente após um outubro com mais de 300 mm de chuva, é preocupante a longo prazo, pois pode desencadear deslizamentos com o aumento das chuvas de verão.
“É uma média baixa se considerarmos que foi uma chuva bem distribuída, ou seja, aquela chuva fina que perdurou ao longo do dia e da noite toda. Isso nos preocupa, porque esse tipo de chuva tem a capacidade de infiltrar no solo, saturando-o e encharcando-o, o que posteriormente, quando chegarmos no momento mais intenso do nosso período chuvoso, pode vir a provocar deslizamentos”, destacou Charles.
Ainda sim, neste momento ainda não há uma situação crítica ou alarmante nos morros de Ouro Preto provocada por esse padrão de chuva.
Leia também:
- ‘Para que nunca se esqueça’: atingidos pela Barragem de Fundão realizam ato em Bento Rodrigues
- Após acidente grave, moradores fecham BR-356 em protesto contra perigo da via
Sol reaparece, mas tempestades podem assolar Ouro Preto no final de semana
Para os próximos dias, Murta comentou que, entre quarta e quinta-feira, o tempo tende a estabilizar, com possibilidade de sol em períodos do dia. No entanto, ele alertou para uma mudança climática significativa a partir de sexta-feira (08), com previsão de chuvas intensas, estimadas em 60 mm para o sábado. Esse evento meteorológico, associado a tempestades, pode impactar a região com um alto volume de chuva concentrado em um dia. Murta destacou que essa previsão ainda pode mudar, mas a Defesa Civil está monitorando de perto.
“Tem que ficar de olho, porque de uma hora para outra podemos ter aquela virada no tempo, aquela chuva de verão, principalmente se o sol aparecer. Temos uma grande umidade agora na atmosfera, que favorece essa chuva de final de tarde, mas dá para aproveitar, pois há chance de o sol aparecer durante um período mais longo do dia nesta quarta e quinta-feira. Entretanto, chamamos a atenção para o que pode acontecer a partir de sexta-feira. Ou seja, podemos ter tempestades e um grande volume de chuva em um único dia. A previsão atual é de aproximadamente 60 mm para o sábado. Entretanto, chamamos a atenção para o seguinte: essa previsão ainda está estendida, então ela pode mudar à medida que nos aproximamos do sábado”, destacou Charles Murta.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.