Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Mello, localizada em Guarapari, participaram de uma viagem pedagógica à cidade de Ouro Preto. O intuito da viagem foi proporcionar a compreensão histórica, cultural e artística da escravidão, a partir de uma releitura histórica que valoriza o protagonismo negro.
A iniciativa foi idealizada pelo professor Rodrigo Vieira Ávila de Agrela, responsável por ministrar a disciplina eletiva “Leitura na Varanda: da diáspora ao ouro preto”. Antes de realizar a viagem, a disciplina foi dividida em dois módulos, “Escrevivências afro-brasileiras” e “Ouro Preto Literária”, em que os estudantes tiveram a oportunidade de ler e discutir trechos de textos que apresentam imagens e reflexões sobre a diáspora africana.
Leia também:
De acordo com o professor, Ouro Preto foi o local escolhido para visitar devido a sua riqueza e patrimônio histórico, uma vez que uma parcela significativa dos escravizados africanos trazidos para o Brasil eram mineiros que guardavam saberes relacionados à extração de pedras preciosas.
Durante a viagem, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o Museu da Inconfidência, a Mina do Bijoca, o Museu do Aleijadinho e a Igreja Nossa de São Francisco, de acordo com a matéria publicada pelo site do Governo do Espírito Santo.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Valorização do patrimônio histórico: estudantes de Guarapari visitam Ouro Preto […]