O Centro Histórico de Ouro Preto passou a contar com uma nova tecnologia de conectividade que busca equilibrar inovação e preservação. A Valenet, empresa mineira de telecomunicações, implantou uma rede 5G FWA (Fixed Wireless Access) no coração da cidade, permitindo o acesso à internet fixa de alta velocidade sem a necessidade de cabeamento. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão e permitirá a cobertura de cerca de 600 endereços, beneficiando diretamente mais de 2 mil pessoas.
De acordo com a empresa, a solução garante internet com qualidade e velocidade compatíveis à fibra óptica, além de baixa latência e maior estabilidade. A tecnologia foi considerada a alternativa mais viável para Ouro Preto, já que o tombamento do centro histórico impede a instalação de infraestrutura tradicional.
Michele Reis, diretora de Vendas e Marketing da Valenet, afirmou que a iniciativa representa um marco para a cidade. “Trazer uma solução tecnológica de ponta para um lugar com tamanha relevância histórica é um desafio e uma honra. É a oportunidade para renovarmos o nosso compromisso com o futuro, sem deixar de lado as tradições que nos trouxeram até aqui”, disse.
Leia também:
- Estudante da UFOP morre após acidente na BR-381
- Acidente na BR-040 deixa duas vítimas fatais e interdita rodovia
Para viabilizar a cobertura, a empresa desenvolveu uma metodologia específica de distribuição de transmissores, posicionados em locais estratégicos. Emerson Reis, presidente da Valenet, explicou que a tecnologia escolhida permite unir conectividade e preservação. “O 5G FWA opera em frequências exclusivas e garante desempenho semelhante ao da fibra óptica. Mais do que recursos financeiros, exigiu uma metodologia própria para garantir qualidade sem interferir na paisagem urbana”, destacou.
O prefeito Angelo Oswaldo avaliou o investimento como decisivo para o município. “A Valenet realiza um investimento importante em Ouro Preto, resolvendo um problema crucial que é o acesso à internet no centro da cidade e em algumas áreas de sombra. Por estar em uma região montanhosa, a cidade tem muita dificuldade de captação de sinal e graças a esse novo sistema vamos melhorar a cobertura de internet”, declarou.
Além de atender residências e estabelecimentos comerciais, a rede deve impulsionar a modernização do comércio, a inclusão digital e a criação de novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, destacou o caráter pioneiro da iniciativa. Segundo ele, Ouro Preto foi uma das primeiras cidades de Minas a criar a legislação que viabilizou o avanço da conectividade em áreas históricas. “Esse é mais um passo para modernizar o Centro Histórico sem agredir o patrimônio, trazendo soluções para os moradores, para o comércio e cumprindo uma missão importante da gestão, que era melhorar a internet e ampliar o acesso à tecnologia”, afirmou.
Como funciona o FWA?
A tecnologia FWA transmite dados por meio de sinais de rádio 5G, dispensando o cabeamento físico. O sistema utiliza antenas e roteadores com SIM cards, operando em redes licenciadas pela Anatel. O desempenho é comparável ao da fibra óptica e a instalação é considerada simplificada em locais onde a infraestrutura terrestre não é viável.
A Valenet atua há mais de 25 anos no mercado de telecomunicações e atende cerca de 200 mil clientes em 120 localidades mineiras, consolidando-se entre os principais provedores do estado.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
