Em Ouro Prteo, as obras da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Osso de Boi, alcançaram o patamar de 40% de avanço. Nesta semana, chegarão as estruturas dos tanques de contato e de lodo que farão parte do processo de descontaminação dos efluentes.
As etapas de terraplanagem e concretagem das bases das estruturas da estação já estão finalizadas e as equipes trabalham na execução das obras civis da ETE, que incluem a construção da subestação de energia, do prédio administrativo e de salas de sopradores e de desidratação.
Leia também:
“É um verdadeiro canteiro de obras, com várias atividades que vão dando forma à unidade, que entrará para a história por devolver o tratamento de esgoto a Ouro Preto”, afirma o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini.
As obras começaram no último mês de março e que a primeira etapa da ETE está prevista para ser concluída em julho de 2026. Ao final da segunda etapa, a ETE Osso de Boi vai tratar 100% do esgoto coletado na sede de Ouro Preto e conta com um investimento total previsto na construção da estação é de R$ 36,5 milhões, fora a estrutura de implantação de redes, estações elevatórias e interceptores.
A unidade terá capacidade média de tratar 125 litros de esgoto por segundo e o efluente tratado terá como destino o Ribeirão Funil. “Além de melhorar a qualidade de vida da população, o esgoto tratado vai permitir a despoluição do ribeirão”, afirma Evaristo.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Obras da primeira etapa da ETE Osso de Boi chegam a 40% […]