O projeto Cidadania na Prática: A Câmara é Nossa encerrou a edição de 2025 nesta segunda-feira (17), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), reunindo estudantes, professores e autoridades de Ouro Preto. A iniciativa, que aproxima jovens do funcionamento do Legislativo municipal, premiou as melhores redações produzidas após as atividades pedagógicas realizadas ao longo do ano.
Durante a solenidade, alunos, professores e escolas participantes foram premiados pela colaboração com realização do programa. Como ato de conclusão, os alunos do 9º entregaram redações relacionadas ao tema, com as melhores também sendo celebradas e os autores agraciados com prêmios.
O programa envolve visitas guiadas à Câmara Municipal, debates, palestras e simulações de sessões legislativas, promovendo o contato direto dos alunos com a estrutura política local. Participam estudantes do 9º ano das redes municipal, estadual e privada de ensino, em parceria com a Casa do Professor e com o programa “Ouro Preto no Meu Lugar”.
Durante a cerimônia, o vereador Matheus Pacheco (PV), idealizador do projeto, destacou a importância da formação cidadã dos jovens e o reconhecimento recebido em nível nacional. Ele afirmou que o trabalho desenvolvido em 2025 reforça o compromisso do Legislativo com a educação cívica: “As escolas movimentaram seus alunos para o desenvolvimento das redações, e as melhores foram premiadas hoje. Queremos cada vez mais abraçar nossas escolas para desenvolver nos jovens o senso crítico, a participação social e o entendimento do papel do Legislativo”.
Leia também:
- Natal dos Contos abre temporada natalina em Ouro Preto
- Testamento de Chica da Silva está disponível para consulta on-line
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), também participou do evento e ressaltou o alcance pedagógico do ‘Cidadania na Prática: A Câmara é Nossa’. Em sua fala, declarou que a iniciativa fortalece o vínculo entre escola e poder público: “A Câmara deu aula de cidadania para vocês, e vocês vieram comemorar essa jornada. Precisamos fortalecer a consciência cidadã e as responsabilidades de cada cidadão e cidadã para a construção da nossa vida pública.”
A cerimônia marcou o encerramento das atividades do Cidadania na Prática: A Câmara é Nossa em 2025 e reforçou a intenção de continuidade do programa. A secretária municipal de Educação, Débora Etrusco, manifestou apoio à manutenção do projeto nos próximos anos, afirmando que a rede escolar está aberta à ampliação da iniciativa e ao fortalecimento das ações conjuntas entre escolas e Legislativo.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
