Na última quarta-feira (11), durante o despacho no Gabinete da Presidência, o presidente reeleito da Câmara de Itabirito, Arnaldo dos Santos (MDB) afirmou que vai priorizar a votação da Reforma Administrativa após o recesso. A Casa Legislativa volta a se reunir no dia 6 de fevereiro.
Os vereadores já receberam os projetos, antes mesmo dos documentos entrarem oficialmente na pauta, para agilizar o processo. Dessa forma, os parlamentares poderão construir questionamentos, propor emendas e conversar com seguidores.
A Câmara deu entrada a 23 Projetos de Lei este ano, 12 relacionados à Reforma Administrativa. Estes PLs já são as versões modificadas dos que foram apresentados no ano passado pelo Executivo Municipal. A Câmara modificou os projetos com base em reivindicações feitas por classes de servidores.
Servidores de Itabirito protestaram contra a reforma
Em novembro do ano passado, os servidores do município protestaram contra a primeira versão da reforma, afirmando que temiam perder direitos e exigindo uma maior participação nos projetos. Mais de 300 pessoas assinaram a lista de presença da manifestação.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos de Itabirito (Sindsemi), alguns dos pontos criticados nos primeiros projetos eram a adoção de política de demissão por avaliação de desempenho, desrespeito à lei Nacional do piso do magistério, o processo disciplinar mais punitivo, entre outros.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.