Vereadora de Ouro Preto quer alternância entre gêneros na presidência da Câmara

Vereadora de Ouro Preto quer alternância entre gêneros na presidência da Câmara

Lilian França quer mulheres na presidência da Câmara de Ouro Preto. Em busca de uma maior representatividade feminina na política, ela revelou que apresentará proposta para alternância entre os gêneros na presidência da Câmara Municipal. A ideia é que, a cada dois anos, haja uma mudança no comando da casa legislativa, passando de um presidente homem para uma presidente mulher e vice-versa.

+Alunas da Medicina da UFOP protestam contra assédio e pedem exoneração de professor

França atualmente é a única mulher presente no plenário da câmara municipal. Por isso ela argumenta que a medida é necessária para garantir a igualdade de oportunidades na política. Além de dar voz às demandas e necessidades das mulheres na sociedade.

VEREADORA PEDE ALTERNÂNCIA E REPRESENTATIVIDADE

Em entrevista à Rádio Real FM, Lilian cobrou maior representatividade dentro do plenário. Por ser a única mulher presente, ela acredita que carrega consigo um peso grande. Por isso, vê a sua legislatura como importante possibilidade abrir caminho para mais poder feminino.

“Gostaria que hoje tivesse mais mulheres aqui, no legislativo, dividindo essas cadeiras. É muita responsabilidade, mas estamos caminhando a grandes passos. Espero que nas próximas eleições tenhamos mais vereadoras. Estamos entrando com um projeto de emenda na lei orgânica da casa, em que a gente prevê que a presidência da câmara seja alterada entre gêneros. Então é uma conquist, se nós conseguimos a aprovação dos colegas vereadores.”

Disse Lilian à Real.

+Escola é invadida por 3 homens em Rodrigo Silva, distrito de Ouro Preto; 30 kg de carne foram saqueados

Para corroborar com seu projeto, a vereadora relembra que na Câmara de Ouro Preto existe um mural com todos os presidentes da casa, e nenhum deles é uma mulher. Por isso, ela ressalta que apesar de já ter passado pelo legislativo muitas mulheres de luta, o machismo ainda predominoupara que não houvesse uma chefia feminina.

Várias tentaram a presidência, mas como a maioria que vota é do gênero masculino ainda reina o machismo. Principalmente no ambiente político. Então deixo aqui o meu grito de resistência de luta para que as mulheres possam se manter unidas. A gente precisa dessa união, são vários movimentos sociais que nós temos o nosso município. E a gente tem uma sensibilidade mais apurada, a gente tem mais empatia pela dor da outra. Precisamos trazer esse compromisso para que a possamos ter no futuro uma presidenta nessa casa. Esse é o presente que eu pedi pro nosso colegas e vereadores e eu preciso depois de vocês mulheres, para que isso seja uma realidade em breve.

Finalizou Lilian.

Para regulamentar essa alternância de poder, Lilian precisa apresentar um projeto de emenda da Lei Orgânica do município. Dessa forma, se conseguir a aprovação, o projeto vai para a sanção do prefeito de Ouro Preto.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Vereadora de Ouro Preto quer alternância entre gêneros na presidência da Câmara”

  1. […] Vereadora de Ouro Preto quer alternância entre gêneros na presidência da Câmara […]

Leave a Comment