Com quase 2 mil habitantes, e localizado a 31,1km de sua sede, Ouro Preto, o distrito de Santo Antônio do Leite e seu charme, chamam a atenção de artistas e aventureiros de todo o Brasil. Em entrevista ao programa Balanço Geral, Danilo Campos, servidor público, contou sobre a possível origem do carinho apelido, “leite”:
“A história da nossa terra, que chamamos carinhosamente de Leite, é bem antiga. Principalmente, esse nome. Isso passa por volta do século XVIII, em que, dentre as várias hipóteses desse nome, uma delas é que quando chegaram os bandeirantes procurando ouro, eles iam batear e saia um caldo branco, a argila branca. Com isso, eles diziam ser ouro do leite. E só mais a frente, veio a produção de leite para fornecer laticínios a Vila Rica”, contou o morador.
No campo da arte, o distrito recebe profissionais do mundo todo. Em princípio, com destaque para as décadas de 70 e 80, devido à riqueza na produção de pedras preciosas. Também em entrevista ao Balanço Geral, a designer de joias Thays Castanheira, afirma que influências culturais do mundo todo trouxeram uma identidade única ao distrito:
“A influência dos espanhóis, equatorianos, que vieram para cá e também trouxeram sua cultura. Isso reflete na arte. No movimento dos anos 70, eles vieram como mochileiros para cá e ensinaram, a arte da prata. Temos vários artistas, de todo o mundo: da Argentina, do Uruguai, da Itália, da Dinamarca, do Chile, é bem cosmopolita. Aqui se tornou o polo da prata”, explicou a designer
As joias, em prata, são artesanais. A prata bruta é fundida, lapidada, e a joia é criada e conforme os desejos do comprador ou da liberdade criativa do artista. O artesanato em cerâmica, também é destaque no distrito.
+ Ouro Preto terá representante no Miss Universo Minas Gerais
A cerâmica em Santo Antônio do Leite
O ceramista Rodolfo Verdessi, se mudou com toda família para o distrito. Os chilenos, trazem a matéria-prima do país, e, enriquecem com cores, o material bruto. As argilas usadas, são do rio do distrito do leite. Contudo, Rodolfo alterna com seu pai: enquanto ele desenha, a mão, seu pai coloca as cores ao realizar a pintura.
A saber, confira, na íntegra a matéria de Luciana Katahira.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Distrito de Santo Antônio do Leite é destaque pela produção de jóias artesanais […]