O aluno do curso de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Anthony Christian Fernandes, 23 anos, venceu o prêmio de melhor obra internacional documental no festival POINT OF U. A premiação aconteceu em Bruxelas, capital da Bélgica, no sábado de Carnaval. O curta vertical premiado se chama “é assim que o fim se torna o início” e mostra a rotina dos avós de Anthony, que vivem no interior.
O vídeo premiado surgiu durante uma visita do jovem aos avós
O estudante da UFOP contou que o curta surgiu em 2021, quando ele foi visitar os avós pela primeira vez desde o início da pandemia do Covid-19.
“Eu fiquei um ano sem ver eles e a palavra saudade é uma palavra que na pandemia só tornou o seu significado mais puro, todo mundo sentiu muito isso”, contou Anthony.
Após quase um ano distante dos parentes, ele decidiu viajar para Raul Soares, onde eles moram, e visitá-los. Ele levou a sua câmera com a ideia de gravar o reencontro e assim surgiu o videoarte, registrando momentos da visita. Ele conta que começou a editar o vídeo assim que chegou em casa e postou em seu Instagram junto com um poema que escreveu durante a viagem.
Anthony, que já trabalha com audiovisual há cerca de quatro anos, conta que, por já mexer com a área, está sempre procurando oportunidades de editais em sites e grupos. Quando ele viu o POINT OF U festival em um site, já se interessou pela proposta do evento de premiar vídeos feitos na vertical, ao invés do formato tradicional, e pensou no seu curta.
“Existe essa nova tendência no cinema na vertical, que é uma tendência que vem dos smartphones mesmo”, explicou. “Não deixa de ser audiovisual, não deixa de ser cinema, então esse festival inteiro foi uma discussão sobre isso”.
+ Descubra as novidades da Netflix em março de 2023
O estudante da UFOP enviou o vídeo para a premiação sem muitas expectativas
O jovem cineasta conta que enviou o vídeo sem muitas pretensões, mas que nas últimas três semanas tinha começado a receber emails pedindo envio de poster, vídeos e outros materiais. “Eu fui mandando, mas eu juro assim, eu não imaginava”, conta.
Na tarde do sábado de Carnaval, Anthony já estava reunido com os amigos antes de sair para a folia. Ele assistiu à premiação e se surpreendeu muito ao descobrir que havia ganhado. “O pessoal começou a gritar e eu aqui em choque, sabe, eu não conseguia acreditar”.
Sobre a importância de ganhar esse prêmio ele destaca que é um incentivo para ele mesmo continuar produzindo materiais autorais, além de poder ser uma inspiração para as pessoas ao seu redor que também querem trabalhar com cinema e audiovisual. “Eu acho que o audiovisual, o cinema, é uma coisa que todo mundo deveria fazer”, comentou.
A premiação contou com a participação Adil El Arbi e Bilall Fallah, diretores da continuação de Bad Boys e da série Ms. Marvel da Disney. Confira o momento da premiação:
Foto de capa: Clara Maga
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.
[…] + Aluno da UFOP vence prêmio internacional de cinema na Bélgica […]
[…] + Aluno da UFOP vence prêmio internacional de cinema na Bélgica […]