No dia 1º de março, “Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis”, a Associação de Catadores e Materiais Recicláveis, no distrito de Antônio Pereira, esteve presente no evento de inauguração do galpão em que funcionará a sede para armazenamento, separação e demais processos de coleta seletiva. Já realizadas pela Associação local.
“Realizar entregas para este distrito é sempre bom”, disse a vice-prefeita, Regina Braga. Todavia, a data escolhida para a cerimônia de entrega homenageiaos profissionais que desempenham um importante papel social e ambiental, atuando na coleta dos materiais recicláveis e gerenciamento dos resíduos.
O prefeito Ângelo Oswaldo (PV) destacou a importância dos agentes de reciclagem na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico:
“Hoje a questão do meio ambiente está presente a cada segundo de nossas vidas”, afirma o prefeito,
+ Confira mais de 1200 vagas de emprego em Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Congonhas
+ Criança desaparecida em Mariana: pai devolve à mãe após quase um mês
Galpão era sonho antigo para Antônio Pereira
O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, agradeceu às empresas parceiras Samarco e Vale. Contudo, lembrando que a iniciativa começou na última gestão do prefeito Angelo. Conforme disse Chiquinho, os equipamentos doados anteriormente pela Samarco, sucateados ao longo do tempo, hoje, foram resgatados pela Vale.
O presidente da Associação de Antônio Pereira, Agenor Magalhães, também expressou agradecimentos ao atual prefeito Angelo Oswaldo e às empresas envolvidas:
“Angelo foi o único prefeito a abraçar a causa desde o seu primeiro mandato”, declarou o presidente.
O representante da Samarco, Rodolfo Fernandes, relembrou, em seu pronunciamento, que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é essencial para o fomento e o fortalecimento das associações. Mas, enfatizou que a gestão e o manejo dos resíduos ainda necessita de muito desenvolvimento.
Já o Representante da Vale, Lucas Soares, reforçou a importância da iniciativa. Ele destacou o desenvolvimento que a atividade exerce na sustentabilidade e na geração de renda.
A cerimônia de entrega contou também com a participação da vice-presidente da Associação de Catadores da Rancharia, Afonsina de Lima, da presidente da Associação de Catadores do Padre Faria, Maria das Graças Carvalho e da representante da Associação de Catadores de Mariana, Maria da Conceição.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] + Antônio Pereira: galpão é entregue à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis […]