Na última quarta-feira (22), aconteceu a apuração da campeã do Carnaval de Ouro Preto no Auditório da Secretaria Municipal de Turismo e de Cultura. Após vinte anos, a escola Unidos de Padre Faria foi consagrada a campeã do Carnaval de Ouro Preto.
+ Padre Faria é a campeã do Carnaval de Ouro Preto
Lívia Marota, uma das diretoras da escola, não segurou a emoção e saiu correndo do auditório. “Não é brincadeira, 20 anos! Tudo irregular, mas valeu, vale gente. Eu só agradeço a Deus, aos meus irmãos, amigos, companheiros de fé, a gente está sempre junto, estamos juntos há mais de cinco décadas”, agradeceu a diretora. “É muito gratificante, graças a Deus, um abraço pra nossa galera do Padre Faria”.
“Valeu a luta, cheguei morta em casa, morta! Porque são dois dias, duas noites no palco não é brincadeira”, completou. Lívia ainda disse que a espera pelo resultado foi muito agoniante e que eles nem esperavam mais ganhar.
Alexander Alves, presidente da Unidos do Padre Faria, também comentou a vitória da escola. “É muito gratificante ganhar de novo o carnaval, foi uma luta muito árdua esse ano, a gente contou com pouca gente trabalhando, o pessoal de mão de obra que nos auxilia sempre, alguns não compareceram e deram um baque danado no nosso barracão, mas é gratificante estar aqui com o pessoal na praça, comemorando o carnaval”.
O tema da escola foi Não é Fake News! Deu notícia no meu samba. “A gente procurou dar uma pincelada no mal que as fake news produzem na sociedade em si. A gente fez uma exploração das redes sociais e da origem das fake news, da informação, do jornal”, explicou o presidente da escola vitoriosa.
+ Ludmilla pede prato especial para Camarim do Carnaval de Ouro Preto. Superstição?
Padre Faria foi a campeã do carnaval por dois décimos
A escola de samba Unidos do Padre Faria venceu por apenas dois décimos. Em segundo lugar, ficou a Escola Acadêmicos do São Cristóvão, campeã do Carnaval de 2019, e o terceiro ficou com a União Recreativa do Santa Cruz. Confira a classificação completa das escolas:
- 1º lugar – Escola de Samba Unidos do Padre Faria – 397,4
- 2º lugar – Escola de Samba Acadêmicos do São Cristóvão – 397,2
- 3º lugar – Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz – 396,3
- 4º lugar – Escola de Samba Império do Morro Santana – 393,4
- 5º lugar – Escola de Samba União Recreativa Cachoeira do Campo – 391,3
- 6º lugar – Escola de Samba Aliança da Piedade – 387,1
- 7º lugar – Escola de Samba Inconfidência Mineira – 386,5
- 8º lugar – Escola de Samba Imperial de Ouro Preto – 384
- 9º lugar – Escola de Samba Princesa Isabel – 371,9
Apuração da campeã do Carnaval causou polêmicas
Como de costume, a decisão da escola campeã do carnaval causou polêmicas e reclamações. Tiço, presidente da Acadêmicos do São Cristóvão, que ficou em segundo lugar, confessou sua decepção com o resultado e criticou a vitória da Padre Faria. “Não tirando o mérito dela, mas eu não concordei porque eu achei que a Acadêmicos do São Cristóvão estava muito melhor, a Padre Faria não merecia esse lugar, mas não tirando o mérito, porque também é uma escola de samba que trabalha.”
Um dos jurados foi pego dormindo durante o desfile de uma das escolas e todas as suas avaliações foram canceladas, com as escolas ganhando nota máxima.
Outro momento polêmico foi quando o presidente da Escola de Samba Aliança da Piedade (sexto lugar), Wagner Batista, saiu do auditório derrubando água e maçãs que estavam sendo servidas por ter ficado indignado com a nota.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.
[…] Apuração das escolas de samba do Carnaval de Ouro Preto gera reclamações […]
[…] + Apuração das escolas de samba do Carnaval de Ouro Preto gera reclamações […]