Na última segunda-feira, 20 de novembro, o Arquivo Público Municipal de Ouro Preto (APMOP) recebeu da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) uma importante entrega para a comunidade ouro-pretana: três livros, datados do século XIX, foram restaurados na disciplina de Conservação e Restauração de Papel pelas turmas XLVII(47) e XLIX(49), sob a orientação da Professora Iara Garcia.
Leia também:
- UFOP emite comunicado sobre qualidade da água em instalações, apaga e publica outro
- ARISB divulga relatório que aponta problemas graves na Saneouro em Ouro Preto
A cerimônia aconteceu no auditório Vinicius de Moraes, no Núcleo de Conservação e Restauração da FAOP. Os três livros fazem parte de um relevante acervo documental do século XIX em Ouro Preto: Livro de matrícula de expostos – 1834 a 1886; Livro de Arrecadação de Obras Públicas: 1805 a 1827; Livro de Registro de Dívidas de Fotos: 1886 a 1899. Participaram da entrega as representantes do Arquivo Público, Helenice Afonso de Oliveira e Poliana Renata de Oliveira, além das ex-alunas da FAOP, Camélia de Almeida Badan e Luisa Fernanda Roa Gómez, que trabalharam na restauração do acervo.
O Arquivo Público Municipal de Ouro Preto está localizado à Rua Cláudio Manoel, 61, Centro, na Casa de Gonzaga. O horário de funcionamento para visitação e pesquisa é de terça à sexta-feira, das 8h às 14h. É possível realizar visitas monitoradas previamente agendadas pelo telefone 3559-3267.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.