O Banco Central informou nesta quarta-feira (10) o vazamento de informações relacionadas a chaves PIX da 99Pay, instituição financeira vinculada ao aplicativo de mobilidade 99. Segundo o BC, o vazamento de dados de 39.088 mil chaves está relacionada à “ falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.
A autarquia informa que os dados vazados não têm potencial de impacto aos clientes, e que a divulgação deste vazamento vem em razão ao compromisso da instituição com a transparência.
O BC informa que os vazamentos ocorreram entre os dias 26 de junho e 2 de julho de 2024, e que apenas dados cadastrais vieram a público: nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. O CPF com máscara se refere ao documento com asteriscos para não revelar o número completo.
Em nota o BC informa a natureza dos dados expostos:
“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”
Leia também:
- Achados e perdidos: carteiras e documentos encontrados no Aniversário de Ouro Preto
- Edital aberto para Praça de Alimentação da Semana do Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto
Os usuários que tiveram seus dados vazados, serão notificados pelo aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira. Nem o BC nem a 99Pay realizarão notificações as pessoas que foram afetadas por meio de aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Ao todo ocorreram 11 incidentes com chaves Pix, em todos eles apenas informações cadastrais foram afetadas, sem expor senhas ou saldos. Seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Banco Central tem uma página onde é possível acompanhar os incidentes relacionados a dados pessoais que estão em poder do BC, tais como chaves Pix.
Em nota, a 99Pay informou que a questão de segurança foi sanada e que o vazamento não levará a perdas financeiras, pois não houve a exposição de dados sensíveis. Ainda em nota, a instituição informou que apenas 0,0003% de sua base de usuários foi afetada, e se põe à disposição para prestar esclarecimentos e apoio. Destaca ainda que “a 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações”. (Via. Agência Brasil)
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.