Ouro Preto celebra bicentenário de Bernardo Guimarães

Ouro Preto celebra bicentenário de Bernardo Guimarães

Ouro Preto deu início, na tarde desta segunda-feira (11), às comemorações pelos 200 anos de nascimento de Bernardo Guimarães, escritor nascido no município e um dos representantes mais importantes do romantismo brasileiro. A programação, que prossegue até sexta-feira (15), reúne atividades literárias, artísticas e históricas em diferentes espaços da cidade.

As homenagens começaram às 14h, no auditório da Biblioteca Pública Municipal, com a leitura dramática “BG Fantástico”, inspirada no conto A cabeça de Tiradentes. Paralelamente, o público pode visitar, até 17 de agosto, a exposição “Muito Além de Escrava Isaura”, no Museu Casa dos Contos. A mostra apresenta primeiras edições de livros do autor e trabalhos artísticos produzidos pelo Atelier Dois Capelistas.

A agenda segue na terça-feira (12) com o lançamento do passeio literário “Nos Passos de Bernardo Guimarães”. O trajeto, criado pela Editora Liberdade e pelo Atelier Dois Capelistas, é fruto de pesquisa da professora Francelina Drummond e percorre 13 pontos ligados à trajetória e à obra do escritor — 11 em Ouro Preto, um em Lavras Novas e um em Antônio Pereira. A caminhada inaugural será guiada pela pesquisadora, e mapas estarão disponíveis durante a semana na Casa de Gonzaga, com sinalização nos locais visitados.

Na quarta-feira (13), o Museu Casa dos Contos receberá, às 19h, o lançamento do livro Miscelânea, nos passos de Bernardo Guimarães, organizado por Francelina Drummond. A publicação reúne textos inéditos do autor e um estudo crítico sobre sua relevância literária. No mesmo horário e local, o ator Carlos Versiani dos Anjos fará leituras dramáticas dos poemas Dilúvio de papel e O devanear do cético.

Leia também:

A quinta-feira (14) será dedicada à mesa-redonda “BG: Vida, Obra e Novas Revelações”, às 19h, no auditório Vinícius de Moraes da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Participam do encontro os historiadores Moacir Rodrigo de Castro Maia e Marcus Caetano Domingos, além de Francelina Drummond, que irão apresentar novos achados de pesquisa e revisitar a biografia intelectual do autor.

O encerramento da semana de celebrações acontece na sexta-feira (15), data exata do bicentenário. A programação começa às 16h, com sessão solene na Casa Bernardo, sede da FAOP, reunindo autoridades e membros da Academia Mineira de Letras. Em seguida, às 17h, haverá caminhada até a Igreja de São José, onde será realizada uma homenagem junto ao túmulo do escritor. Às 18h, o local será palco do “Sarau para Bernardo”, coordenado por Laura Impellizieri Ribeiro, que recria um evento de 1882 com repertório musical da época, incluindo o Hino de São Sebastião, cuja letra é de autoria de Guimarães.

Nascido em 1825, Bernardo Guimarães deixou uma obra marcada pela observação do interior do Brasil, explorando temas sociais e culturais que o consagraram como um dos nomes centrais da literatura nacional.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment