Duplicação da BR-356 pode virar caso de justiça; afirma Zaqueu Astoni, chefe de gabinete da Prefeitura de Ouro Preto

BR-356 assunto de justiça

Durante entrevista concedida ao programa Manhã Real na Rádio Real Fm na última terça-feira (25), o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, detalhou sobre a preocupação dos municípios que utilizam a BR-356. Nesse hiato, o fluxo de veículos pesados e o aumento do número de acidentes, endossam que a duplicação é assunto urgente:

“A administração municipal, preocupada com a questão, primariamente de segurança da população dado o alto número de acidentes com perdas de vidas humanas, levou o assunto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e foi solicitado a presença do Diretor, Dr Alexandre. Ele esteve na última semana, para uma visita em loco. O levamos no trecho de Ouro Preto e ele pôde presenciar o intenso trafego de veículos pesados em comboio e em alta velocidade”, contextualizou o Chefe de Gabinete.

Em 2021, a Prefeitura de Ouro Preto recebeu um comunicado repassado pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. Nele, havia a afirmação de que o trecho da BR-356 que liga o Trevo de Alphaville até Rio Casca e Trevo Rio-Bahia, passando por Mariana e Ponte Nova, teria a duplicação. Contudo, o processo de troca de jurisdição ainda não aconteceu:

“O trecho é de jurisdição primária do DNIT (órgão federal). Que fez uma parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais para ser realizada a concessão para a duplicação, no qual a juridição ficaria a cargo do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER — Órgão Estadual). Essa troca ainda não foi realizada”, afirmou Zaqueu.

Leia mais: Pedro Sousa deixa secretaria de Cultura de Mariana: “Saída natural e tranquila”

Leia mais: Mariana: jovem de 18 anos oferece R$ 20 mil para não ser preso após disparos em cavalgada

BR-356 pode se tornar caso de justiça

A Região dos Inconfidentes possui impactos diretos consequentes da mineração. No entanto, o recurso de R$ 250 milhões em repactuação com a Samarco, inicialmente, não teria como destino, a melhoria do trecho. Desse modo, ainda segundo a entrevista concedida a Real Fm, Zaqueu afirma que um estudo jurídico está sendo realizado:

“Estamos fazendo uma análise jurídica, ainda não posso dizer quais medidas tomaremos, para, eventualmente, se as autoridades, investidas nas suas responsabilidades, não tomarem nenhuma medida, iremos à justiça, para discutir o assunto e requerer a duplicação anunciada”, revelou o Chefe de Gabinete.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Duplicação da BR-356 pode virar caso de justiça; afirma Zaqueu Astoni, chefe de gabinete da Prefeitura de Ouro Preto”

  1. […] Leia mais: Duplicação da BR-356 pode virar caso de justiça; afirma Zaqueu Astoni, chefe de gabinete da Prefe… […]

Leave a Comment