A magia do Natal está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de viver momentos especiais com o Papai e a Mamãe Noel, na Casa do Papai Noel, localizada na Rua Cláudio Manoel, 61, em frente a feirinha de Pedra Sabão. A Casa do Papai Noel é totalmente gratuita, com patrocínio da Cemig, o que garante a todos a foto com Papai Noel e criar memórias inesquecíveis.
A “Casa de Gonzaga” é estreitamente ligada ao movimento histórico da Inconfidência Mineira, sobretudo pela atuação de Tomás Antônio de Gonzaga, jurista, poeta e inconfidente, que viveu nesta casa de 1782 a 1788. Construção em estilo colonial, idealizada como residência, tornou-se depois um edifício público. A casa é um dos prováveis locais em que se reuniram os inconfidentes, homens que planejavam a separação de Minas Gerais da Coroa Portuguesa e também idealizaram a criação de uma República.
A programação completa do final de semana e de todo Natal de Ouro Preto, que irá ocorrer até o dia 06 de janeiro de 2025, você pode conferir no site https://nataldeouropreto.com.br/
O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto (CDL), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Buena Vista Hostel.
Programação da Casa do Papai Noel
- 20 de dezembro de 2024 (sexta-feira)
18 às 20h – CASA DO PAPAI NOEL
Local: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61 – Centro histórico
- 21 de dezembro de 2024 (sábado)
18 às 20h – CASA DO PAPAI NOEL
Local: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61 – Centro histórico
Leia também:
- Já é carnaval em Ouro Preto: decreto estabelece regras para blocos, festas e hospedagem
- Ouro Preto terá orçamento de quase R$ 900 milhões para 2025; confira gastos por secretaria
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
Natal da Mineiridade
Com uma programação diversa e descentralizada, o ‘Natal da Mineiridade 2024’ estima que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa alta de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023. Ouro Preto é uma das cidades contempladas pela Cemig, com apoio do governo estadual.
Em 2023, o ‘Natal da Mineiridade’ foi responsável por gerar uma circulação de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano, é esperado aumento do fluxo turístico em 20%, com média de ocupação hoteleira em 80%, estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma celebração que une tradição, fé e arte.
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.