Com previsão de até 200 mm de chuvas para o fim de janeiro e todo o mês de fevereiro, Ouro Preto deve redobrar a atenção. Assim, segundo a Prefeitura do município, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) coloca o Estado de Minas Gerais em alerta Laranja, o que indica risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na cidade de Ouro Preto, a chuva poderá chegar a 60 mm/h ou em até 100 mm/dia e os ventos serão intensos, entre 60-100 km/h. Nesse sentido, as tempestades isoladas terão raios e trovões e a Defesa Civil tem agido com medidas preventivas para reduzir os problemas ocasionados pelas tempestades.
“Poucas ocorrências, lá no Taquaral agora há pouco desceu uma terra, colocando a casa em risco. A Defesa Civil já esteve no local e já orientou. Nós tivemos também uma ocorrência no Bairro Água Limpa, mas é infiltração na residência. Água Limpa e o Bairro Nossa Senhora de Lourdes, por enquanto está tranquilo”
afirma Nery Moutinho, chefe da Defesa Civil de Ouro Preto.
É necessário contatar a Defesa Civil em caso de pequenas trincas, rolamento de blocos e água barrenta são indicativos de potenciais problemas. Em caso de emergência, procure a Defesa Civil no número 199, no WhatsApp (31 98375-6863) ou no endereço R. Conselheiro Santana, 14 – Nossa Sra. Do Pilar, Ouro Preto – MG, 35400-000. Em seguida, a evacuação do local e a busca por abrigo seguro são as principais recomendações em casos de risco.
Leia também:
- Polícia Civil de MG incorpora projeto que usa redes sociais para localizar crianças e adolescentes desaparecidos
- Mais de 8 mil pessoas em Ouro Preto podem aderir ao ‘Desenrola Brasil’
Pensando na ocasião, a Prefeitura do município disponibilizou orientações, confira:
Chuva em Ouro Preto: atenção redobrada
A população deve ficar alerta! Atingir a marca de 80 mm aumentam os riscos de encharcamento do solo, rolamento de blocos e pequenas rachaduras, demandando atenção redobrada. Em casos de precipitação superior a 110 mm, com agravamento das condições, a população é orientada a contatar imediatamente a Defesa Civil. É preciso acompanhar as noticias e previsões do tempo diárias para sempre se manter informado.
Como saber se estou em uma área de potencial risco?
Você consegue saber se está em risco usando uma simples caneta. Dizer que a chuva chega a altos milímetros, significa que ela está ocupando uma grande área por m², do solo. Uma caneta comum, por exemplo, possui cerca de 150 milímetros em pé, por isso, para identificar o risco do local que você está, basta analisar se a altura da água está atingindo o tamanho da caneta. Por fim, se estiver, você está em uma área de risco e precisa imediatamente entrar em contato com a Defesa Civil e buscar um local seguro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Ocorrências causadas pela chuva preocupam moradores de Ouro Preto; chefe da Defesa Civil afirma que… […]
[…] Ocorrências causadas pela chuva preocupam moradores de Ouro Preto; chefe da Defesa Civil afirma que… […]