A Tribuna Livre da 63ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada nesta terça-feira (24), contou com a participação do presidente da Associação de Moradores do Antônio Dias (Amadias), Rogério Fernandes. Ele apresentou um dossiê intitulado “Consulta comunitária com reflexões sobre o uso público do Casarão do Vira Saia e seu terreno”.
O documento reúne contribuições coletadas junto aos moradores por meio de formulário online e oficina participativa realizada em campo. O formulário foi dividido em duas seções: experiências já vividas no terreno e expectativas em relação ao futuro do espaço.
O dossiê aponta a necessidade de que o Casarão do Vira Saia se torne um espaço multifuncional, que contemple atividades culturais, educativas, esportivas e de convivência. Foram sugeridos usos como horta comunitária, quadra de esportes, creche, anfiteatro, museu e centro cultural.
A oficina participativa em campo foi realizada em 3 de agosto e trouxe propostas como a reabertura de antigos acessos, a criação de um horto, a construção de um anfiteatro e a recuperação da vegetação nativa. Sobre o uso interno do casarão, os moradores defenderam a adaptação dos espaços para múltiplas finalidades, como feiras, eventos culturais e educativos, além da instalação de cozinha, banheiros públicos e sala de recepção.
Leia também:
- Coletiva em Mariana detalha prisão e impactos de incêndio florestal
- Dois suspeitos de provocar incêndio florestal em Mariana são presos
- Ouro Preto convoca aprovados em concurso da Saúde e Administração

Em entrevista ao Jornal Geraes, Rogério Fernandes explicou que o Instituto Pedra, entidade responsável pelo projeto de restauração do Casarão do Vira Saia, já incorporou parte das propostas enviadas pela comunidade: “Na reunião que ocorreu na semana passada, o Instituto Pedra, a partir dos documentos que a gente enviou com nossas demandas, acolheu muito disso no pré-projeto que foi apresentado”.
Rogério também reforçou a necessidade de garantir os investimentos para viabilizar o restauro e a implantação da creche no terreno, uma necessidade antiga da comunidade: “A nossa expectativa agora é de que realmente haja a entrega do Casarão do Vira Saia, que a Prefeitura consiga os recursos necessários, porque não é uma obra de custo baixo. E tão importante quanto o restauro do Casarão é a questão da creche da Dona Hermínia, que vai ser implantada no terreno”.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.

[…] Comunidade do Antônio Dias apresenta dossiê sobre o futuro do Casarão do Vira Saia […]
[…] Comunidade do Antônio Dias apresenta dossiê sobre o futuro do Casarão do Vira Saia […]
[…] Comunidade do Antônio Dias apresenta dossiê sobre o futuro do Casarão do Vira Saia […]
[…] Comunidade do Antônio Dias apresenta dossiê sobre o futuro do Casarão do Vira Saia […]