A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Ouro Preto foi realizada nesta quinta-feira (25), no auditório do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no campus Morro do Cruzeiro. Com o tema “Gestão, Participação e Inovação: desafios e perspectivas para o SUS no município”, o encontro reuniu usuários, profissionais, gestores e prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, destacou que a conferência está vinculada à construção do Plano Plurianual de Saúde, que vai orientar as ações da secretaria entre 2026 e 2029. Segundo ele, a paridade entre os participantes é uma exigência fundamental: 50% usuários, 25% trabalhadores e 25% gestores e prestadores. Ele também ressaltou a importância dos 35 anos do SUS e anunciou investimentos.
“Após Ouro Preto ser reconhecido como atingido na tragédia da Samarco em 2015, foi aprovado pelo conselho o uso inicial de R$ 10 milhões e mais R$ 5 milhões que virão em janeiro. Cinquenta por cento desses recursos vão para a saúde mental, com a reforma do CAPS AD, a criação do Centro de Convivência e a implantação de uma equipe 24h”, afirmou Leandro. Ele acrescentou que haverá investimentos em uma nova unidade de saúde no bairro Antônio Dias, reforma da Clínica Municipal e ampliação dos serviços de fisioterapia em Antônio Pereira.
Leia também:
- Corpo é encontrado próximo ao Motel Solaris, na MG-262
- Corpo encontrado na MG-262 é de jovem que fugiu da UPA Mariana

Durante a mesa de abertura, a vice-prefeita Regina Braga (PSD) destacou o trabalho da secretaria e o papel do conselho municipal. “É uma conferência que eu tenho um respeito gigante, até mesmo pelas entregas da nossa saúde. A equipe da secretaria é um exército, porque é luta diária. Agradeço também o apoio do nosso conselho, que tem somado conosco. Ninguém faz nada sozinho”, disse.
O evento reuniu moradores, profissionais e autoridades locais. Propostas aprovadas na conferência devem contribuir para políticas municipais e também para debates em instâncias estadual e federal.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
