“Senhora Negra Aparecida” é o show que acontece hoje na Casa da Ópera às 20h, na programação da semana do Reinado em Ouro Preto: “A fé que canta e dança”. Apresentam-se Silvia Gomes, Tiago Valentim e Danilo Henrique Campos.
Nesse sentido, a Festa do Reinado é uma manifestação cultural, religiosa e tradição de descendência negra em Ouro Preto. O festejo, que celebra Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, acontece de 06 a 14 de janeiro.
De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, a programação do Reinado conta com várias atividades, como missas, palestras, shows e alguns destaques. Assim, um deles é o show “Senhora Negra Aparecida”, com a cantora Silvia Gomes, na Casa da Ópera. Além disso, os dias mais festivos são os domingos. Isso porque dia 07 ocorreu a abertura das festividades com a benção ao Reinado nas Escadarias da matriz de Santa Efigênia. Já dia 14 acontecerá o grande dia festivo, com o encerramento do evento, que conta com a recepção de várias Guardas de Congo convidadas a Ouro Preto.
Programação
São 25 Guardas de Congo ou Congado a desfilar pelas ladeiras históricas, trajando vestimentas coloridas, cada uma com sua bandeira e santo de devoção. As Guardas convidadas são de diversas cidades de Minas: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Coronel Fabriciano, Rio Piracicaba, Barbacena, João Monlevade, Belo Vale, Betim, Vargem Sant’Ana ( Belo Vale), São Domingos das Dores, Igarapé, entre outras.
Leia também:
- Passagem de transporte metropolitano de BH está mais cara; manifestação tenta reverter aumento das tarifas de ônibus
- Lei Municipal proíbe vasos com acúmulo de água nos cemitérios de Itabirito
A festa do Reinado é uma realização da Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Paróquia de Santa Efigênia, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Ademais, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. O patrocínio é do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto (FUNPATRI).
Confira aqui a programação completa da “Fé que canta e dança”.
Festa do Reinado
Ainda segundo a Prefeitura, a tradição oral conta que no século XVIII, depois de alforriado, Chico Rei, que era rei no Congo antes de ser vendido como escravizado, conseguiu alforriar seu filho e outros membros da nação, organizando-os em torno da Irmandade do Rosário e de Santa Efigênia.
No dia de Reis, 06 de janeiro, Chico Rei e sua família foram a um grande Cortejo festivo e tiveram coroação na capela de Santa Efigênia. Depois disso, ele e sua família desfilaram pelas ruas de Vila Rica, embaixo de um pálio e escoltados por uma guarda de moçambicanos. Sendo assim, nasceu a Festa do Reinado em Ouro Preto, posteriormente sendo reproduzida em várias cidades de Minas Gerais. Portanto, em 2019 decretou-se o registro do ofício de Reinado de Nossa Senhora de Rosário e Santa Efigênia como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Ouro Preto.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Confira a programação da Festa do Reinado: show "Senhora Negra Aparecida" acontece hoje… […]