Congado será reconhecido como patrimônio cultural de MG dia 10 agosto

Congado será reconhecido como patrimônio cultural de MG dia 10 agosto

As Guardas de Reinado do Congo, conhecidas como Congado, se tornarão Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. A tradição que representa o sincretismo religioso e a cultura afro-brasileira e afro-mineira receberá o título por meio do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) e do Iepha-MG.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, o divulgar a Semana de Minas – festividade que celebra cidade de Mariana e sua fundação.

Inclusive, as Guardas de Reinado de Mariana e Ouro Preto realizarão uma intervenção na Primaz de Minas para celebrar o aniversário da cidade.

O QUE É O CONGADO, NOVO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS

Os Congados são festas que misturam tradições africanas com a Igreja Católica. Escravos vindos do Congo e Moçambique criaram uma simbologia com hierarquia, música e cânticos de luta para professar sua fé. Cidades do ciclo do ouro, como Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Acaiaca e Congonhas, possuem uma forte tradição de guardas.

Leia também:

Essas festividades religiosas e culturais celebram santos católicos, especialmente São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. As guardas são compostas por reis, rainhas, capitães e outros membros que desempenham papéis específicos durante as celebrações.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment