O aumento no número de casos de dengue e chikungunya em Congonhas tem levado muitas pessoas a procurar atendimento médico. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para atendimento parcial de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio.
Leia também:Congonhas receberá Pan-Americano de Mountain Bike em Abril
A medida visa favorecer a população e aliviar o fluxo de pacientes para a UPA, que atende preferencialmente casos emergenciais. De acordo com a Secretaria, o atendimento nas UBS’s ficará dividido em 50% para livre demanda e 50% para consultas já agendadas. Caso a procura seja grande e alguma UBS não consiga absorver o atendimento, as pessoas serão direcionadas para a UPA.
Os exames comprobatórios para diagnóstico das doenças continuarão sendo realizados no laboratório da UPA, para onde os pacientes das unidades serão encaminhados após avaliação médica.
A DENGUE E A CHIKUNHUNYA EM CONGONHAS
A dengue apresenta sintomas como febre alta, entre 39° e 40°C, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Já a chikungunya apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e erupção na pele. Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, que transmite essas doenças. A população não deve fazer automedicação e deve cuidar da limpeza e eliminação de focos de proliferação do mosquito.
Leia também: Congonhas terá representante no Miss Universo Minas Gerais
Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 87 casos de dengue e 15 de chikungunya este ano em Congonhas.
É importante que a população esteja atenta aos sintomas dessas doenças e, ao apresentá-los, procure um serviço de saúde o mais rápido possível. A medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde visa garantir o atendimento necessário para todos os cidadãos, garantindo a qualidade de vida e a saúde da população.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Dengue assusta e UBS's de Congonhas passam a atender livre demanda em casos suspeitos […]
[…] Dengue assusta e UBS's de Congonhas passam a atender livre demanda em casos suspeitos […]
[…] Leia também: Dengue assusta e UBS’s de Congonhas passam a atender livre demanda em casos suspeitos […]