A Expo Favela Minas 2025, realizada no último final de semana, dias 18 e 19 de julho no Sebrae Minas, foi marcada pela expressiva participação da CUFA Antônio Pereira, que levou ao evento um conjunto de ações culturais e sociais representando a potência criativa das comunidades periféricas.
Entre os destaques, o grupo Geração Impacto emocionou o público com sua apresentação artística baseada em peças sustentáveis e mensagens de transformação. O trabalho dos jovens reforçou o compromisso da CUFA Antônio Pereira com a arte como instrumento de empoderamento e inclusão social.
Leia também:
- Gidésio é encontrado com vida em mata de Passagem de Mariana
- Sambô circula por Ouro Preto e faz churrasco com moradores antes de show
Na sequência, o Arraia da Rua Grande trouxe ao palco uma animada amostra da cultura local, com a participação de adolescentes e adultos em danças e expressões típicas da região. A autenticidade e o entusiasmo dos integrantes evidenciaram o valor das tradições preservadas e fortalecidas pelas ações da CUFA no distrito.
Outro destaque foi a atuação das trancistas do coletivo Tô de Trança, que representaram a CUFA Antônio Pereira e a Comunidade da Prainha de Mariana. Com suas produções artesanais e valorização da cultura afro-brasileira, o grupo mostrou como o empreendedorismo criativo pode promover autonomia e visibilidade dentro e fora da comunidade.
A participação na Expo Favela Minas 2025 demonstrou, mais uma vez, o papel estratégico da CUFA na articulação de projetos transformadores na comunidade. Ao conectar cultura, identidade e ação social, a CUFA reafirma seu protagonismo no desenvolvimento das favelas, mostrando que o talento das periferias pode — e deve — ocupar todos os espaços.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.