Hoje (23), a escritora Dalila Coelho, natural de Ouro Preto, participará do “Sempre um Papo”, projeto que visa contribuir para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao hábito da leitura. O evento acontecerá em uma edição virtual, e a autora irá comentar sobre o livro infantil: “O Mundo de Yva: Despertar 2020” (Ed. Ases da Literatura), além de sua trajetória de reconhecimento e identificação como pessoa indígena, e ainda, sobre a relação de apagamento histórico dos povos originários em sua região de nascimento.
A conversa com a escritora terá mediação da jornalista Jozane Faleiro e será transmitida no canal do YouTube do Sempre Um Papo, a partir de 19h30.
Na obra, uma garotinha curiosa encontra formas de se conectar com a espiritualidade, proteger a natureza e fazer novos amigos de diferentes culturas e nacionalidades. Lançado internacionalmente pela editora portuguesa Ases da Literatura, pelo selo Asinha, o livro conta com ilustrações em aquarela desenvolvidas em parceria com a artista Jamile Gama. A autora contou que se inspirou em sua filha Yva para criar a personagem da menina, que limitada pelo isolamento social, descobre uma forma inusitada de se aventurar por universos desconhecidos em busca de respostas, enfrentando desafios morais, ambientais e sociais.
De acordo com a autora, cada personagem foi pensado a partir de elementos culturais de povos localizados em diversas partes do planeta. Desde o comportamento até suas características físicas e vestimentas, tudo é resultado de pesquisa, observação e de um trabalho harmonioso entre autora e ilustradora. Da mesma forma, os cenários em que os personagens estão inseridos foram inspirados em paisagens reais, como a aurora boreal, a Amazônia, os desertos, os oceanos, o cerrado e até mesmo a Via Láctea.
Guiada por sua ancestralidade indígena brasileira e pela sabedoria dos yogues indianos, a autora traz a cosmovisão integrativa dos povos originários de ambas as regiões, que compartilham a crença de que somos parte da natureza. Essa visão ressalta a importância de viver de forma respeitosa, pacífica e em comunhão com todos os seres que coabitam a Terra.
- Sobre o “Sempre Um Papo”
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Para mais informações, acesse: www.sempreumpapo.com.br
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.