O deputado estadual Leleco Pimentel (PT-MG) pediu uma audiência pública para discutir a situação da Saneouro em Ouro Preto. O parlamentar participou da Comissão de Participação Popular da ALMG e aproveitou para fazer um requerimento, mostrando preocupação diante a privatização do serviço de água e esgoto do município.
Todavia, vale lembrar que Leleco é morador de Ouro Preto e se elegeu pela primeira vez na última eleição, fazendo toda a sua campanha na região dos inconfidentes e arredores.
A FALA DE LELECO E O PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR SANEOURO
A Comissão de Participação Popular analisa sugestões de projetos e de outras ações legislativas encaminhadas à ALMG por entidades e sindicatos. Por isso, Leleco aproveitou o púlpito para falar sobre os problemas que a flexibilização do código ambiental, feito através do marco legal do saneamento básico, causou em diversas localidades do país. Puxando para o estado, trouxe a situação da Saneouro como pauta de discussão:
“E hoje estou fazendo uma denúncia para que a água do nosso povo não seja cortada, porque além das injustiças das tarifas, também carecemos até de água, porque nós hoje passamos durante anos com a ausência de água. Agora além de não tratar, não tem água.”
Disse na Comissão.
+Ouro Preto: tarifa da Saneouro compromete até 40% da renda familiar, diz estudo
Além disso, ele também já colocou sua posição, dizendo não à Saneouro e a privatização das águas:
“Já posso adiantar, é o uníssono o “não”, não a privatização das águas, nós não queremos Saneouro em Ouro Preto, não queremos privatização das águas em lugar algum.”
O vídeo com a fala completa pode ser visto no instagram dele.
A SITUAÇÃO DA SANEOURO
A concessão pública que autoriza a Saneouro tratar o esgoto e distribuir água em Ouro Preto está sob protestos há meses. Desde o final do ano passado, a população da cidade convoca manifestações e pede o fim das atividades da empresa. Anteriormente, em 2021, uma CPI foi feita na Câmara dos Vereadores do município para tratar do tema.
O relatório final apontava para uma série de irregularidades. Por fim, texto pedia que fossem anulados tanto a Concorrência Pública, quanto o contrato de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de solicitar a realização de estudos de adequação da estrutura tarifária dos serviços públicos de água e esgoto, finalizando com o pedido de alterações dos critérios para a concessão da tarifa social.
Desde então a cidade espera alguma tomada de decisão do poder público, visto que tirar a Saneouro era uma das promessas de campanha do atual prefeito da cidade. O próprio chefe do executivo já falou que tem essa intenção e estuda a melhor possibilidade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Deputado solicita audiência pública na ALMG para discutir situação da Saneouro em Ouro Preto […]
[…] + Deputado solicita audiência pública na ALMG para discutir situação da Saneouro em Ouro Preto […]
[…] + Deputado solicita audiência pública na ALMG para discutir situação da Saneouro […]
[…] +Deputado solicita audiência pública na ALMG para discutir situação da Saneouro em Ouro Preto […]
[…] pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto em Ouro Preto, justificou a ausência na audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Segundo a empresa, houve uma incompatibilidade na agenda e a marcação da audiência em cima da […]