Hoje (28), é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. A data tem objetivo de conscientizar a população sobre orientação sexual, identidade de gênero e combate à homofobia para estruturar uma sociedade onde as pessoas sejam livres para fazer suas escolhas sem nenhum tipo de preconceito e julgamentos.
Em celebração ao Dia do Orgulho, nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e o Centro de Referência e Acolhimento LGBTQIAPN+ organizaram o encontro “Café com Orgulho”, às 15h, no Anexo do Museu da Inconfidência. A atividade é uma roda de conversa, aberta para toda a população, sobre as conquistas da população LGBTQIAPN+ de Ouro Preto e apresentação do Centro de Referência e Acolhimento da comunidade em Ouro Preto.
Leia também: Prefeitura realizará “Café com Orgulho” no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ em Ouro Preto
Qual a importância do Conselho Municipal
Na última sexta-feira (23), encerrou o prazo para participar do processo eleitoral de representantes de Movimentos Sociais LGBTQIAPN+ de Ouro Preto que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTQIAPN+ na cidade. O Brasil enfrenta um cenário preocupante em relação a esse coletivo. De acordo com a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), o Brasil figura como o país que mais assassinou pessoas trans pelo 14º ano consecutivo. Também nesse preocupante viés, de acordo com relatórios do Grupo Gay da Bahia (GGB), a região Sudeste ocupa o segundo lugar, com 63 mortes anuais da população LGBTQIAPN+ e Minas Gerais é o quarto no ranking dos estados com 18 mortes.
Leia também: Ouro Preto anuncia eleição para criação do Conselho dos Direitos LGBTQIAP+
Dentro do espectro da comunidade LGBTQIAPN+, cada letra possui uma definição: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, queer/questionado, intersexo, assexuais/arromânticas/agênero, pansexuais, polissexuais, não-binárias e mais. Essas nomenclaturas são importantes para que as pessoas da comunidade se sintam representadas e para que outras pessoas entendam as diferentes identidades por trás das siglas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiário na Rádio Real FM e no Jornal Galilé.
[…] Ouro Preto celebra Dia do Orgulho com Café […]