Em Itabirito, foi sancionada a Lei nº 4.113/2024, de autoria do vereador Fabinho Fonseca (PSD), que estabelece o dia 9 de junho como o Dia Municipal de Luta Contra o Assédio Sexual e Moral no Esporte em Itabirito. A nova lei visa promover campanhas de conscientização e combate a práticas abusivas no ambiente esportivo, além de proteger atletas, profissionais e familiares envolvidos nas atividades.
A nova lei estabelece como metas:
- Combater todas as formas de assédio no esporte; conscientizar atletas, treinadores e famílias sobre comportamentos abusivos e tipos de assédio; promover campanhas sobre a ilegalidade e a imoralidade de práticas abusivas e agressões físicas; oferecer cursos e esclarecimentos sobre o que caracteriza assédio, orientando a comunidade sobre como proceder nesses casos; desenvolver canais de denúncia e programas de educação e treinamento para prevenir o assédio e abuso no ambiente esportivo.
“O índice dos relatos de assédio no esporte no Brasil, e até mesmo em Itabirito é assustador. Na maioria dos casos, o assédio ocorre dentro de uma cultura organizacional que propicia a oportunidade de tais ocorrências”, comentou Fabinho Fonseca (PSD).
Durante a data escolhida (09/06), a administração pública de Itabirito organizará campanhas e atividades para combater o assédio moral e sexual no esporte. Entre os objetivos propostos, destacam-se o esclarecimento sobre os tipos de assédio, a criação de campanhas educativas e a promoção de cursos e treinamentos específicos para a comunidade esportiva, conscientizando acerca de temas relacionados e as formas de denúncia.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.