Discos de vinil resistem ao ostracismo e vendas superam a de CDs pela primeira vez desde 1987

Disco de Vinil

Dependendo da idade que você tem hoje, talvez não entenda muito do assunto que eu vou falar: discos de vinil! Também conhecidos como LPs, aqueles bolachões pretos que são tocados em vitrolas e antecederam o CD musical, foram desenvolvidos no final da década de 40 e dominaram o mercado até meados dos anos de 1990.

Aí, como a tecnologia nova dos CDs e depois a evolução para a arquivos digitais e streaming,  passaram anos no ostracismo…. Mas, ao que tudo indica, resistiram bravamente! Um relatório recém-divulgado pela  Associação Americana da Indústria de Gravação revelou que, no ano passado, foram vendidos mais de 41 milhões de discos de vinil contra 33 milhões de CDs.

Leia também: Vice-presidente da comissão de formatura da UFOP é detido após vender convites falsos e calote de aproximadamente R$ 30 mil

Pela primeira vez, desde 1987,  nos Estados Unidos, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as de CD. A receita com a venda dos bolachões somou 1,7 bilhão de dólares no ano passado, alta de 4% em relação a 2021. Apesar dessa alta, vale comparar com o faturamento obtido pelos serviços de streaming de música, para ter uma ideia da diferença.

Serviços de áudio por assinatura e aqueles que se sustentam por propagandas que são veiculadas na plataforma cresceram 7%, alcançado uma receita recorde de 13,3 bilhões de dólares, o que corresponde a 84% do total das receitas da indústria fonográfica nos EUA.

Leia também: Em Ouro Preto, ex de Neymar reclama de “cantinho de esquerda” em cafeteria

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment