Escolas municipais dos distritos de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e Lavras Novas e do subdistrito de Bandeiras vão receber, entre os dias 14 e 16 de maio, o Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas. O evento que antecede o Festival de Popularização do Teatro, entre 24 e 26 de maio, vai levar os estudantes para uma jornada que conta a história do teatro brasileiro, desde suas raízes indígenas até os movimentos contemporâneos.
Segundo o coordenador, Leandro Borba, o Circuito de Popularização do Teatro é uma parte especial da programação que pretende divulgar e valorizar a atividade teatral. “Por meio de atividades lúdicas e interativas, os pequenos participantes terão a oportunidade de mergulhar na história e na cultura do Brasil de uma maneira emocionante e educativa. Abordaremos desde as peças clássicas de autores renomados até as formas mais modernas e experimentais de expressão teatral”, frisa.
Quem vai dar essa aula especial é o ator e contador de histórias Marcelino Xibil, formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Com 20 anos de atuação na área, ele acredita que o contato com o teatro, na infância, é imprescindível para que as crianças se interessem por essa manifestação artística. “Nosso objetivo com o projeto é despertar o interesse das crianças, para que elas possam conhecer a história do teatro, valorizar a arte e desenvolverem o interesse como público e/ou como futuro profissional da área”, destaca.
Diversidade
Além disso, o projeto destaca a diversidade cultural do Brasil e celebra as diferentes regiões tradições e influências que moldaram o cenário teatral do país ao longo dos séculos, a partir de autores e atores consagrados e espetáculos memoráveis que, ainda hoje, contribuem para enriquecer o panorama cultural brasileiro. “Esta aula de história teatral é uma oportunidade imperdível para crianças explorarem sua imaginação, descobrirem novas formas de expressão e se conectarem com a rica herança artística do Brasil”, destaca Borba.
O Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto é um projeto idealizado e realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, com produção e comunicação da Holofote Cultural.
Leia também:
- Soltaram a voz: Ivan Barreto e Luana Camarah agitam a Praça da Sé em primeiro de a shows do Festival da Vida
- Shows do Festival da Vida começam hoje (09) em Mariana
Programação
Amarantina
Data: 14 de maio às 7h30 e 10 horas
Escola Municipal Major Raimundo Felicissimo
Rodrigo Silva
Data: 15 de maio às 7h30
Escola Municipal Doutor Alves de Brito
Cachoeira do Campo
Data: 15 de maio às 10 horas
Escola Municipal Professora Haydee Antunes (CAIC)
Lavras Novas e Bandeiras (subdistrito de Santa Rita)
Data: 16 de maio às 9 horas
Escola Municipal de Lavras Novas
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Post original através de jornalgeraes.com.br […]