A Prefeitura de Itabirito realizou na manhã da última sexta-feira (18), na Casa de Cultura Maestro Dungas, a entrega dos primeiros óculos de grau para alunos da rede de educação. A iniciativa começou a partir de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, Sindicato do Comércio de Itabirito (Sincovita) e o projeto MedSesc, que disponibilizou consultas e orientações oftalmológicas.
“Essa é uma iniciativa inovadora que estamos implementando em Itabirito. O problema de visão pode influenciar no desempenho do estudante. Pensando em amenizar esse impacto, alunos que precisam deste auxílio para o dia a dia são contemplados com os óculos”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.
Os estudantes passaram por uma triagem, que viabilizou a detecção daqueles que apresentavam alguma dificuldade em relação a visão.
“Às vezes, para atividades simples do cotidiano, a falta dos óculos faz muita diferença para muitas pessoas. Então, essa entrega é importante para garantir qualidade de vida para nossos estudantes e aprimorar seus conhecimentos em sala de aula”, destaca o vice-prefeito Elio da Mata.
- Lei Municipal
Em Itabirito, a Lei Municipal 4.001/2023 autoriza a Prefeitura a doar óculos de grau à população de baixa renda. Consolidando essa política pública municipal, em junho de 2023, a Secretaria de Estado de Saúde lançou o Programa Miguilim, uma ação para disponibilizar óculos a alunos da rede pública que dele precisam. A primeira entrega em Itabirito foi custeada por emenda impositiva dos vereadores Daniel Sudano Ribeiro Franzen de Lima, Paulo César Teixeira e Wellington Danilo dos Santos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.