A EPR Via Mineira, plataforma de investimentos em concessões de rodovias e mobilidade, divulgou na última quarta-feira (16), um vídeo que apresenta a maquete eletrônica da BR-040, destacando as principais intervenções, que estão sendo planejadas para implementar ao longo dos 30 anos de concessão. O projeto, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, inclui obras de duplicação, construção de novas faixas, viadutos e passarelas, além da instalação de ciclovias e iluminação em pontos estratégicos.
O plano de investimentos da concessionária prevê um valor total de cerca de R$ 8,7 bilhões até o fim da concessão. Serão R$ 3,2 bilhões destinados durante os primeiros sete anos. As intervenções incluem a duplicação de 164 km da rodovia, a criação de 42 km de novas faixas e a correção de traçados considerados críticos para a segurança e fluidez do tráfego. Em um dos trechos mais movimentados, entre Belo Horizonte e a Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, a rodovia passará a contar com cinco faixas em cada sentido, além de acostamentos, visando melhorar o fluxo de veículos e reduzir acidentes.
Segundo Eric de Almeida, diretor executivo da EPR Via Mineira, o projeto é uma oportunidade de transformar a BR-040 em um modelo de eficiência e segurança. “A maquete eletrônica não é apenas uma ferramenta visual, mas uma visão de como a BR-040 será modernizada. Cada quilômetro duplicado, cada viaduto e passarela construídos têm como objetivo salvar vidas e melhorar a qualidade do transporte. Essas obras vão impactar diretamente a vida de milhões de pessoas que dependem dessa via para trabalho, transporte de mercadorias e viagens.”
Impacto econômico e desenvolvimento regional
Luciano Louzane, diretor-presidente do Núcleo Minas Federais da EPR, enfatizou a relevância do projeto não apenas para a infraestrutura, mas também para o desenvolvimento econômico das cidades ao longo da rodovia. “A modernização da BR-040 vai muito além de melhorias viárias. Não estamos apenas investindo em asfalto, mas em uma transformação econômica e social. Cidades que historicamente dependiam da BR-040 como eixo de conexão para escoamento de sua produção terão uma rodovia moderna e segura, o que certamente atrairá novos investimentos, criará empregos e impulsionará o comércio local.”
A concessionária estima que a operação da rodovia gerará R$ 9 milhões anuais em ISS (Imposto Sobre Serviços) para os municípios cortados pela BR-040, contribuindo diretamente para o fortalecimento das economias locais.
Confira o video:
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Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.