O restaurador Jair Afonso Inácio será homenageado pela Escola de Samba União Recreativa de Santa Cruz no carnaval 2024, com o enredo “Como diria Jair, acontece cada vida na coisa da gente”.
Jair Afonso Inácio, nascido em Antônio Pereira em 1932, foi o pioneiro no processo de conscientização e preservação do patrimônio mineiro e tornou científica a restauração no Brasil usando técnicas aprendidas na Europa e Estados Unidos.
Em 1971 criou o curso de restauração na Fundação de Arte de Ouro Preto, Faop. Jair faleceu em 1982, deixando um legado incrível para as novas gerações.
Suely Moraes, secretária da agremiação carnavalesca, destaca que a homenagem é a realização de um sonho antigo da escola: “A ideia surgiu em 2019 por iniciativa do João Benicio, membro da diretoria, e foi amadurecida e trabalhada ao longo dos últimos anos. Para nós, da comunidade, é uma honra enorme prestar essa homenagem a Jair Inácio, valorizando a cultura ouro-pretana. Vamos mostrar um grande espetáculo, com muita garra, alegria e emoção. Viva Ouro Preto, viva Jair Inácio, viva a Santa cruz”, finalizou a secretária.
Leia também:
- Confira a agenda cultural de Ouro Preto
- 25 anos do incêndio do Santuário de Nossa Senhora do Carmo em Mariana; relembre
“É um prazer ter sido convidado para participar do enredo da Santa Cruz, reverenciando o grande artista ouro-pretano Jair Afonso Inácio. Participar desse processo me permitiu conhecer com profundidade a grandeza e importância do homenageado. Esperamos, dentro do samba-enredo, retratar a dimensão desse artista para Ouro Preto e para o mundo”, destaca João Pedrosa, compositor do samba-enredo, que tem uma trajetória de bons serviços prestados ao carnaval do município.
Zenith Inácio, a Zinha, viúva de Jair Afonso Inácio, manifestou a gratidão da família: “Agradecemos à Escola de Samba Santa Cruz por meio de seus dirigentes, aos carnavalescos, ao compositor e a toda a comunidade do bairro por essa belíssima homenagem. Após 41 anos de falecimento do meu marido, isso mostra que seu trabalho e história não foram esquecidos. Falo em meu nome e também de meus filhos, Laida, Roxana, Turinã e Lino. Somos eternamente gratos”.
A Santa Cruz, que encerrará os desfiles na noite de segunda-feira, deve levar para a passarela do samba cerca de 300 componentes divididos em 06 alas.
Texto: Wellington Silva / Revisão: Victor Stutz
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
[…] Escola de Samba do Santa Cruz homenageia o Restaurador Jair Afonso Inácio no Carnaval […]
[…] Escola de Samba do Santa Cruz homenageia o Restaurador Jair Afonso Inácio no Carnaval […]
[…] Escola de Samba do Santa Cruz homenageia o Restaurador Jair Afonso Inácio no Carnaval […]