O espetáculo cênico-musical “Ô de Casa”, uma produção sensível do Coletivo Arte Movi, valoriza e resgata memórias por meio de causos, cantorias e experiências sensoriais únicas para a terceira idade em Minas Gerais. Voltado especialmente para o público da terceira idade, o projeto já emocionou plateias em Itabirito, Caeté e Mariana, e nesta semana chega a João Monlevade e Paraopeba.
O espetáculo, de classificação livre, envolve o público em uma atmosfera intimista, que instiga os sentidos com cheiros, sabores e interações inesperadas. Entre café recém-passado, prosa boa e música, os personagens Chico Chicó e Maria Terezinha conduzem uma viagem pelas lembranças, transformando o teatro em um espaço de encontro e partilha.
A circulação começou em Itabirito (25/09), seguiu para Caeté (26/09) e Mariana (01/10), reunindo moradores de lares de idosos e instituições sociais. Nesta sexta-feira (03/10), será a vez de João Monlevade receber a apresentação no Lar São José da Sociedade São Vicente de Paulo, às 14h. Já no domingo (05/10), a temporada se encerra em grande estilo, na Floresta Nacional de Paraopeba, às 15h.
Idealizado pela Arte Movi Produções Artísticas, o espetáculo tem direção e dramaturgia coletivas, com atuação de Adriana Maciel e Fernando Augusto, e busca criar momentos de partilha e memória junto a comunidades e instituições culturais de Minas Gerais.
A circulação do espetáculo “Ô de Casa” conta com recursos da Lei Aldir Blanc, importante política pública de fomento que fortalece a cultura brasileira e possibilita que projetos como este alcancem diferentes territórios e públicos.
Programação
Itabirito – 25/09, 15h – Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac
Caeté – 26/09, 10h e 15h – Lar Padre Vicente Cornélio Borges e Lar Padre João de Oliveira Lima
Mariana – 01/10, 15h – Lar Comunitário Santa Maria
João Monlevade – 03/10, 14h – Lar São José da Sociedade São Vicente de Paulo
Paraopeba – 05/10, 15h – Floresta Nacional de Paraopeba
Leia também:
- Confirmado: Zezé Di Camargo é atração no Arraiá da Cidade Alta
- Ônibus Las Vegas Night Club é proibido em Ouro Branco
Terceira idade em Minas Gerais
Em Minas Gerais, a população idosa, definida como pessoas com 60 anos ou mais, representa 17,8% dos habitantes, cerca de 3,6 milhões de pessoas, segundo o Censo 2022 do IBGE, sendo o estado com o terceiro maior índice de envelhecimento no Brasil.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
