E as discussões sobre a ampliação e readequação do prédio da Câmara de Ouro Preto devem ganhar novos capítulos com a vitória de Vantuir (Avante) para a presidência do poder legislativo. Em entrevista à Rádio Real nesta manhã, o parlamentar garantiu que dará continuidade ao projeto de reforma do casarão cedido pela Prefeitura à Casa de Leis em 2021, tornando-o apto para receber o setor administrativo.
O casarão em questão está localizado na Rua Cláudio Manoel, uma das vias de acesso à Praça Tiradentes, e oferece uma vista privilegiada da Feira de Pedra Sabão, da Igreja São Francisco de Assis e, ao fundo, do Pico do Itacolomi. O imóvel foi adquirido por R$ 2 milhões em 2021, com o objetivo de abrigar o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a área administrativa e o arquivo público.
No final do ano passado, pouco depois das eleições, o presidente da Câmara à época, o vereador Zé do Binga (PV) afirmou em entrevista para a mesma Real FM, que estudava devolver o casarão para o executivo, devido ao alto custo do projeto de reforma. Contudo, o novo líder dos vereadores considera que a necessidade de ampliar as acomodações da Câmara deve ser vista como prioridade, em especial para os servidores:
“A gente vai melhor a estrutura, não só para a população nem só para os vereadores, mas pro nossos servidores(…). Também estamos trabalhando em conjunto com o IPHAN para dar continuidade aos projetos e reformar a casa, garantindo uma estrutura melhor. Queremos oferecer um ambiente de trabalho com mais espaço e conforto, incluindo os gabinetes dos vereadores, para atender a população com mais sensibilidade e tranquilidade”, disse Vantuir em entrevista para a Rádio Real.
Leia também:
- Museu da Inconfidência celebra a marca de mais de 347 mil visitantes em 2024
- Wi-fi será gratuito na Santa Casa de Ouro Preto a partir da próxima segunda (13)
Veja a entrevista completa de Vantuir para a Rádio Real:
Ao ser questionado por Rodrigo Guerra sobre como isso pode ser feito, ele afirmou que ainda será necessário estudar o projeto, mas que existe, sim, a intenção de realizar a licitação para reformar e ampliar a Câmara de Ouro Preto. Essa pauta, de acordo com o parlamentar, já foi debatida internamente por ele e pela Mesa Diretora, composta pelos vereadores Wanderley Kuruzu (PT) – vice-presidente, Renato Zoroastro (PSB) – 1º Secretário, e Alex Brito (PDT) – 2º Secretário.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.