“Antes eu não gostava do meu cabelo, nem do meu sorriso”, afirma Matheus Januário, estudante de letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e residente em Mariana, que nesta semana ganhou destaque na revista europeia PROMMOTION, sediada em Lisboa, Portugal. Como jovem que nunca se viu representado pelos arquétipos tradicionais de beleza, o modelo percebe esse feito como uma conquista de espaço e uma maneira de aceitar sua identidade. Como reflexo disso, ele se torna uma fonte de inspiração para jovens que, assim como ele, não estão acostumados a se reconhecerem como representantes do belo.
O tema da edição, que questiona conceitos de beleza e padronização, é visto por Matheus como uma abordagem inclusiva que busca captar pessoas iniciantes, aquelas que acreditam em seu potencial. Ele acredita que essa proposta tem o poder de influenciar as pessoas a repensarem os padrões tradicionais de beleza, mostrando que a diversidade está em todos os lugares, seja na arte, dança ou música.
O convite veio através do Thierry Marco, fotógrafo, produtor e artista plástico, marianense que hoje vive em Portugal. Promoveu essa união de fotografias naturalistas com o mundo da moda pela consultora PROMMO (situada em Lisboa Portugal) Eu como homem negro e gay, sinto apenas eutrapelias a todo momento, é gratificante me sentir em espaços que não eram preenchidos por pessoas com histórias relativas a minha e que se situam neste patamar de artista, que muitas das vezes são desvalidamos antes de apresentar sua arte, o importante agora é acreditar mais e mais.
disse Matheus ao Galilé.
O fotografo afirma que promoveu essa união de fotografias naturalistas com o mundo da moda pela consultora PROMMO (situada em Lisboa Portugal). Marco relata que o projeto é descrito como uma exploração dinâmica do poder transformador da arte, indo além das imagens estáticas. Desde a maquiagem até o styling, cada detalhe desempenha um papel crucial na construção de narrativas visuais que transcendem fronteiras e conectam pessoas por meio da estética e emoção.
Leia também:
- Lei Paulo Gustavo: agentes culturais e produtores audiovisuais podem enviar projetos até o dia 31 de janeiro
- Cidades-irmãs: Ouro Preto e Itabirito receberão delegação de Trancoso, cidade portuguesa
O compromisso contínuo com a diversidade e inclusão no cenário criativo é enfatizado, indicando que essa colaboração é apenas o começo. O fotógrafo expressa entusiasmo em contribuir para um ambiente mais inclusivo, abrindo caminho para outros talentos emergentes.
“É gratificante me sentir em espaços que não eram preenchidos por pessoas com histórias como a minha“
Matheus revela que sua participação na revista e na moda teve um impacto significativo em sua autoimagem e autoestima. A oportunidade de estrelar oito páginas de uma revista europeia representa um aumento na certeza de que seu esforço para se aceitar, superando obstáculos relacionados ao corpo e à mente. Ele sente validado. A moda e a arte da fotografia, para Matheus, proporcionam uma oportunidade de reverberar seus próprios desejos, promovendo uma visão positiva de si mesmo.
disse Matheus ao Galilé.
Eu espero que um dia todos nós possamos aceitar a nossa identidade e enfrentar os desafios durante esse processo de construção da autoestima. Porque, no Brasil, sendo 56% da população negra, é bastante surpreendente e equivocado não nos vermos nos espaços mais importantes, nos cargos de maior relevância ou nas representações de beleza estabelecidas por padrões criados por algumas pessoas.
A revista propõe a pergunta sobre o fator da beleza em que a padronização não se cria nem existe. Matheus responde que a beleza perfeita, em sua visão, é a própria beleza de cada indivíduo. Ele destaca a importância de prestar atenção nos detalhes mínimos de quem somos e do que somos feitos, argumentando que a padronização pode ser destruída para criar algo novo a partir de conceitos individuais.
Talvez a dificuldade esteja mais em compreender todos esses processos do que simplesmente encerrá-los, mas eu espero sinceramente que todo mundo possa se sentir bem um dia, como é, como anda, como fala, como mexe o cabelo. E que todas as pessoas possam ter a oportunidade de se enxergar, seja através da dança, da moda, do desfile, da fotografia, em qualquer campo e área. Sempre haverá um campo, um projeto ou um espaço no qual você poderá se sentir melhor em relação à sua perspectiva de desejar ser e estar, compreendendo isso como identidade e beleza, naquele lugar, naquele momento que você está vivendo.
finaliza Matheus.
“Esta conquista é uma mensagem de inspiração para jovens criativos que, como nós, têm origens periféricas”
Thierry Marco, expressa grande alegria ao compartilhar o capítulo recente de sua jornada fotográfica, destacando a colaboração única com Matheus, um artista versátil, cuja expressão vai além da modelagem. A parceria ganhou destaque na renomada revista portuguesa Prommo, dedicada a iluminar jovens criativos em diversos campos.
O ensaio não se limitou apenas às lentes da câmera; foi uma exploração profunda da riqueza da expressão artística. A Revista Prommo, com sua missão de dar voz a jovens criativos, proporcionou não apenas uma vitrine, mas uma celebração da diversidade de talentos.
Estar em destaque na edição inaugural do ano é considerado um privilégio inestimável e uma honra profundamente valorizada. A oportunidade não apenas trouxe visibilidade, mas também conectou os artistas a uma audiência que valoriza a autenticidade e a originalidade em cada expressão artística.
Mais do que um reconhecimento pessoal, esta conquista é uma mensagem de inspiração para jovens criativos que, como nós, têm origens periféricas. Queremos ser testemunhas vivas de que qualquer pessoa, independente de sua origem, pode alcançar alturas extraordinárias e encorajamos a todos a perseguirem seus sonhos com determinação.
destacou Thierry.
A colaboração é apresentada como uma inspiração para outros criativos, reforçando a ideia de que a arte tem o poder de transcender, conectar e transformar. A jornada criativa é vista como uma constante evolução, e os artistas mal podem esperar para compartilhar mais histórias visuais inspiradoras no futuro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Estudante da UFOP de Mariana é destaque em revista europeia: 'A beleza perfeita é a nossa pr… […]
[…] Estudante da UFOP de Mariana é destaque em revista europeia: ‘A beleza perfeita é a nossa própr… […]