As redes sociais do torcedor do Cruzeiro foram inundadas com a imagem de Gabriel Veron, o atacante de 21 anos que pertence ao Porto e que deve vestir a camisa cruzeirense em 2024. Gabriel chega para ser a principal contratação destes primeiros movimentos da Raposa e busca – depois dois anos de lesões e falta de sequência – reacender o brilho de uma das carreiras mais promissoras do futebol brasileiro.
Veron, nascido no Rio Grande do Norte, fez a maior parte de sua formação na base do Santa Cruz de Natal, chegando ao Palmeiras para o sub-15 em 2017. Desde que foi integrado a uma das categorias de base que mais formam jogadores recentemente, Gabriel já se destacou. Pelo Alviverde paulista, foi multicampeão, inclusive dos mundiais de clubes das categorias sub-17 e sub-20. Mas foi em 2019 que seu nome começou a ganhar destaque.
Vestindo amarelo na Copa do Mundo sub-17, Gabriel Veron desfilou talento e conquistou, além do grande título coletivo de campeão, ainda garantiu a consagração individual máxima ao receber o prêmio de melhor jogador da competição. Neste momento, seu nome começou a ocupar espaço em noticiários internacionais, e parecia que mais um grande e promissor jogador brasileiro surgia para o mundo.
A partir daí, Veron começou a galgar espaço no time profissional do Palmeiras. Seus primeiros jogos vieram no final do Brasileiro de 2019, sendo lançado por Mano Menezes. Mas foi com Luxemburgo e, principalmente, com Abel que ele teve seus melhores momentos. Em 2020, começou a temporada – ainda com 17 anos – como a grande esperança do torcedor palmeirense.
E rapidamente o atleta retribuiu as expectativas. Com um estilo agressivo, driblador e veloz, Veron começou a frequentar o time titular. Contudo, a grande questão negativa de sua carreira começou a aparecer logo no terceiro mês de 2020: as lesões.
ENTRE CONTUSÕES E LAMPEJOS
Em quatro anos como jogador profissional, Gabriel Veron já coleciona cinco lesões, sendo a maioria delas em músculos. Talvez seja por isso que ele ainda não tenha tido uma sequência arrebatadora nos times que passou. Na verdade, até aqui, sua carreira é tangenciada por lampejos e lesões. Nos pontos mais altos, o atacante trouxe atuações memoráveis em Copa Libertadores, gols importantes em clássicos e gols lindos.
Mas a falta de sequência de jogos impede que o brilho de seu futebol volte a chamar a atenção. Por isso, mesmo tendo sido considerado o jogador mais promissor do Brasil em 2019, sendo campeão de duas Libertadores, uma Copa do Brasil e um Campeonato Paulista, sua saída para o Porto não foi tão lamentada em 2022. Na verdade, o único ponto questionado por palmeirenses foi o valor – cerca de 10,5 milhões de euros – considerado baixo para um jogador tão jovem e tão promissor.
As lesões de Veron, em sua maioria, aconteceram exatamente no momento em que ele começava a ganhar espaço, tanto no Palmeiras quanto no Porto. Ao todo, o jogador de apenas 21 anos já perdeu 314 dias e 74 jogos por lesão. E mesmo assim, foi fundamental para um momento de muita felicidade para o torcedor do Cruzeiro: a classificação do Palmeiras contra o Atlético na Libertadores 2021. É ele quem ludibria Nathan Silva e passa a bola para Dudu marcar sem goleiro.
O extracampo é outro grande problema de Gabriel. O jogador já foi multado pelo Palmeiras por aparecer bebendo antes de um jogo decisivo. Além disso, uma de suas lesões aconteceu em um duelo de x2 em sua cidade. Abel Ferreira, o treinador que mais o comandou no profissional, já disse: “Que não desperdice o talento”.
O QUE GABRIEL VERON ADICIONA AO CRUZEIRO?
Mas, afinal de contas, como Gabriel Veron pode ser útil para o Azul de Minas, tendo um nome que remete a um vilão histórico do clube?
A realidade é que dentro de campo, Gabriel pode ser a peça chave no esquema de Nicolás Lacarmón, novo treinador do Cruzeiro. O atleta pode desempenhar quase todas as posições do ataque, sendo extremamente letal próximo do gol. Sua velocidade e capacidade de movimentação o transformam em um potencial artilheiro, mesmo não sendo essa sua função principal.
Leia também:
- Ouro Preto, cidade empreendedora: prefeitura comemora resultados na área do desenvolvimento econômico
- Nova espécie de árvore, em risco de extinção, é descoberta no Parque Estadual do Itacolomi
No Palmeiras, o jogador se destacava mais pela ponta esquerda, devido à sua habilidade de driblar por dentro e finalizar, como demonstrado nesse lance:
Um dos pontos que diferenciam Gabriel dos jogadores jovens é sua capacidade de manter a calma diante do goleiro. Ele não é estabanado e desde cedo se destaca por uma finalização consciente e potente. Contudo, ele tende a oscilar dentro das partidas, perdendo um pouco de efetividade quando pouco acionado.
Em termos objetivos, o atleta deve ser um ponto fundamental no projeto do Cruzeiro neste ano. Após sofrer com o pior ataque do Campeonato Brasileiro, Gabriel Veron pode contribuir com gols e assistências para a equipe.
A contratação dele é uma demonstração de força do Cruzeiro, que superou equipes como Grêmio e Inter para acertar com o atleta.
Vale destacar que, neste momento, ele se recupera de uma lesão na coxa e possui contrato com os portugueses até junho de 2027. Além disso, é detentor de uma multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 322 milhões).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Gabriel Veron é do Cruzeiro; atacante busca reacender brilho de uma carreira promissora […]