No último sábado (20), um homem pediu o microfone e questionou o padre sobre a escolha da cor vermelha nos paramentos religiosos em Ponte Nova, na igreja Matriz de São Sebastião. Alegando ser um defensor dos valores familiares e do agronegócio, o homem expressou sua preferência pelo verde e amarelo, criticando o vermelho por associá-lo a conceitos como sangue, morte, guerra e retrocesso.
“Meu trabalho, nossa missão, é o agronegócio. Deus, saúde, família, trabalho – nossa cor. A nossa bandeira é verde e amarela, ordem e progresso. Gostaria de perguntar ao padre, por que o vermelho? O vermelho significa sangue, morte, guerra, retrocesso, desunião. O verde amarelo é progresso, é ar puro, natureza, água, progresso”, declarou o homem.
VEJA O VÍDEO DIVULGADO PELO PERFIL @NP1NOTICIASPOPULARES NO INSTAGRAM:
Em resposta, o padre esclareceu que a cor vermelha é utilizada pela igreja católica desde os primórdios do cristianismo. Ele destacou a simbologia ligada ao martírio de São Sebastião, que derramou seu sangue por Cristo, e ressaltou que a cor vermelha na liturgia é um modo de recordar o sacrifício de Cristo e dos mártires.
Leia também:
- Minas Gerais se prepara para iniciar a vacinação contra a dengue em fevereiro
- Chuvas fortes paralisam Estações de Tratamento de Água em Ouro Preto
“É bom que todos saibam, desde o início do cristianismo, a igreja usa a cor vermelha por causa do martírio de São Sebastião, que derramou seu sangue por causa de Cristo. Na Sexta-feira Santa, a gente celebra de vermelho o sangue derramado pela vida. Então, concluo dizendo que a cor vermelha na liturgia é para recordar o sangue de Cristo que foi derramado e, a exemplo de Cristo, o sangue dos mártires também derramado com coragem para defender a fé e a vida”, afirmou o padre.
VEJA A RESPOSTA DO PADRE DE PONTE NOVA SOBRE O USO DO VERMELHO:
O episódio gerou discussões na comunidade local, destacando a diversidade de perspectivas e interpretações em relação aos símbolos e tradições religiosas.
Não só por esse padre em Ponte Nova, como em toda a igreja católica o vermelho lembra o fogo do Espírito Santo, por isso é a cor de Pentecostes. Também lembra sangue, e é a cor usada nas Festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.