A Prefeitura de Itabirito, realizou a 36ª Semana da Consciência Negra durante a última semana (18,24). O evento foi uma homenagem ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
A programação começou com uma oficina de confecção de berimbaus no Salão Comunitário da Vila Gonçalo, em que os membros do grupo Cativeiro ensinaram sobre a produção do instrumento, e os participantes puderam levar para casa os berimbaus confeccionados no evento.
No dia 20, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, intitulado neste ano como feriado nacional, o grupo Cativeiro fez uma apresentação de maculelê no Jardim São Cristóvão. Em seguida, aconteceu uma roda de capoeira em homenagem a Zumbi dos Palmares.
A secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo, comentou sobre a importância da data, ” É importante, além de valorizar a cultura afro-brasileira, preservar a memória desses personagens históricos que ajudaram a transformar o Brasil. Fazer isso, é construir um país que respeita sua identidade e se orgulha dela”, declarou.
A programação se estendeu durante toda a semana, em que foram realizados eventos de valorização da cultura afro-brasileira, que incluíram oficinas de capoeira e de maculelê, apresentações musicais no festival Tudo é Jazz, competição de capoeira, batizado, troca de graduação e formatura de alunos do grupo Cativeiro. Além disso, no sábado (23), aconteceu a missa em ação de graças da Semana da Consciência Negra, com apresentação do grupo de congado N. Senhora do Rosário da Barroca de Mariana.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.