O espetáculo “Delírio”, monólogo de Jonas Bloch inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, chega a Mariana na quarta-feira, 30 de julho, para única apresentação gratuita no Cine Teatro Mariana, às 20h. A montagem integra a programação da 24ª Edição do Festival Teatro em Movimento, com curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim.
O trabalho é uma fusão de poesia e teatro que revela o universo fantástico do poeta sul-mato-grossense: natureza, memórias de infância, humor, o Pantanal e imagens poéticas ganham vida no palco por meio da interpretação sensível de Bloch, que também assina a concepção do cenário.
“Conhecer a poesia de Manoel de Barros é viajar em uma nova experiência… instigante, cheia de humanidade, por vezes engraçada e sempre provocativa”, diz o ator no início do espetáculo.
Leia também:
- Ouro Preto prepara XXV Festa da Lapa, agora patrimônio imaterial do município
- Sérgio Mallandro e comédia mineira lotam Festival POP no Cine Teatro Mariana
Jonas, que tem mais de 60 anos de carreira, revela ter se envolvido profundamente com o projeto, a ponto de criar ele mesmo o cenário — um trabalho plástico inspirado na obra de Arthur Bispo do Rosário, com painéis compostos por objetos, texturas e desenhos que dialogam com a poesia de Manoel.
“Uma profunda correlação entre sua fala poética com as imagens visuais”, define Jonas Bloch, destacando que o monólogo “Delírio” é um convite a “visitar o sentido mais simples e encantador da vida”.
Manoel de Barros, considerado por Carlos Drummond de Andrade como “o maior poeta vivo” de sua época, recebeu prêmios como o Jabuti e teve sua obra traduzida pelo espanhol Jorge La Rossa, que declarou: “A obra de Barros é inexplicável como o milagre, como qualquer obra de arte quando genuína”.
O Festival Teatro em Movimento é uma das principais plataformas de circulação de espetáculos no país. Em Mariana, conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Mariana, dentro da programação do Festival de Inverno de Mariana 2025.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
